Uso de tecnologias
Quando consideramos a Matemática como área específica do conhecimento, destacamos o trabalho com atividades que incorporam, de forma crítica, o uso de recursos tecnológicos atualmente existentes para pesquisa, representação de dados e tratamento das informações disponíveis, em diferentes mídias, na busca da transformação de informação em conhecimento.Ao concebermos um percurso é importante também definirmos as possibilidades de uso de tecnologias. Acessos a sites de pesquisa, blogs, fóruns e o uso de softwares gráficos, planilhas eletrônicas e calculadoras são também recursos que podemos utilizar para estimular a construção do conhecimento matemático.
No Currículo de Matemática também é possível observar iniciativas nesse sentido. Veja, por exemplo, as seguintes atividades:
- Caderno do Aluno da 5ª série/6º ano, volume 4, p. 34 a 39
- Caderno do Aluno da 6ª série/7º ano, volume 4, p. 17
- Caderno do Aluno da 7ª série/8º ano, volume 1. pp. 22 a 23 e 25
Você pode ainda pesquisar outras experiências com o uso de tecnologia nos sites oficiais do governo ou de universidades. Como sugestão recomendamos que você visite uma interessante atividade virtual planejada com o uso de um Geoplano Virtual (esse conteúdo é trabalhado no Caderno do Aluno da 6ª série/7º ano, volume 2). Ao fazer suas pesquisas e também ao visitar o Geoplano Virtual, anote suas considerações sobre esse tema. Elas serão importantes no momento de considerar possibilidades de uso de tecnologias na elaboração de planos de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário