EMBU, 08 DE AGOSTO DE
2012.
E.E.IRMÃ IRIA KUNZ
2012.
PROJETO
DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS
PROFESSOR
DE MATEMÁTICA DANIEL CAMILLO
28/08/2012.
ENSINO
FUNDAMENTAL (6A, 8C,
8D, 8E, 9A, 9B, 9C)
MANHÃ E TARDE
APLICAÇÕES
PROJETO
DE RECUPERAÇÃO DAS HABILIDADES E COMPETENCIAS BÁSICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM
RELAÇÃO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA.
QUESITOS
BÁSICOS: DIAGNÓSTICO> FOCO PRINCIPAL 6º ANOS.
a)
FRAÇÕES
, SEUS CONCEITOS E APLICAÇÕES.
b)
SISTEMA
DE MEDIDAS (SI) E NORMAS ABNT.
c)
OPERAÇÕES
FUNDAMENTAIS > ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO, POTENCIAÇÃO E
RADICIAÇÃO.
PARTE
1:
RETOMADA
DO CONTEÚDO DAS FRAÇÕES COM AULAS DINÂMICAS USANDO MATERIAS DE RECORTE : PAPEL,
CARTOLINA, RÉGUA, COMPASSO, ESQUADRO, TRANSFERIDOR, TODO MATERIAL DE DESENHO E
GEOMÉTRIA.
*
POSSIBILIDADE DOS ALUNOS MEDIREM A QUADRA, MURO, PORTAS, AS DEPENDENCIAS DA
ESCOLA. MUITOS NÃO SABEM USAR O METRO, TRENA,FITA MÉTRICA, ETC.
PARTE
2:
USO
DOS COMPUTADORES COMO FERRAMENTA VISUAL E DE CONSTRUÇÃO DAS FIGURAS
GEOMÉTRICAS, CÁLCULO DE ÁREA, VOLUME, SIMETRIA, TRANSLAÇÃO, ETC.
**
USO DO COMPUTADOR COMO UMA FERRAMENTA DE TRABALHO NO FUTURO PROFISSIONAL DO
ALUNO.
PARTE3
JUSTIFICATIVA>SOBRE
COMPUTADORES: UMA VISÃO GERAL DA INFORMÁTICA
OBJETIVOS
GERAIS
Devido
ao grande desenvolvimento das comunicações em nossos dias e consequentemente da
informática, nos professores necessitamos estar em dia com as novas
tecnologias, que não são tão novas assim, mas em nosso país tem surgido como um
turbilhão.
Os
professores têm freqüentados alguns cursos patrocinados pela Secretária da
Educação sobre informática, mas verificamos que muitos ainda não tiveram a
possibilidade de ter uma convivência mais constante com o computador e às vezes
se sentem deslocados. Por isso ,visando ajudar nossos alunos na execução de
trabalhos e pesquisas na internet, propomos essa parte ínfima, transmitindo e
passando alguma coisa que conhecemos dos computadores e da informática em
geral.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
Conteúdo:
Usaremos um método variável, verificando o desenvolvimento dos alunos, mas
seguindo uma linha básica, exposta a seguir:
1)
Uma
visão geral da máquina (computador), mostrando a necessidade de ligar e
desligar corretamente, para seu perfeito funcionamento.
2)
Mostrar
alguns comandos e partes da comunicação entre máquinas em rede.
3)
Mostrar
o funcionamento do pacote Office (WORD, Excel, Access, PowerPoint).
4)
Noções
dos Sistemas Operacionais mais utilizados: Microsoft (Sistema Windows XP Home
Edition, Profes, WIN 2003 Server, WIN 7, etc.)
5)
Explicações
sobre uma LAN, WAN, INTERNET, INTRANET, EXTRANET.
6)
Componentes
e configurações de hardware.
7)
Os
diversos Softwares (Programas para varias aplicações).
8)
Visão
geral da instalação de um sistema operacional Fechado (XP ou Prof.)
9)
Visão
geral da instalação de um programa antivírus.
10) Visão geral conceitos de armazenamento
(HD, disquete, CD-ROM, Pen drive,etc.).
11) Pesquisa na Internet.
ALGUMAS
SUGESTÕES: TRABALHAR COM ALUNOS
TODAS
AS DISCIPLINAS
0)
Orientar os alunos como ligar/desligar a máquina corretamente. (sala de
INFORMÁTICA).
1)
Visão
geral da máquina (fazer um breve turismo).
2)
Mostrar
os ícones principais: Meu Computador, Meus Documentos, Painel de Controle,
Lixeira, Menu, Iniciar , etc.
3)
Mostrar
alguns programas e suas funções:
WORD
a)
Primeiro
Documento: Fazer uma carta, uma redação, frases diversas, etc., para treinar as
teclas, explicando o seu funcionamento e os cuidados.
b)
Alguns
exercícios de ortografia, usando as ferramentas do Word.
c)
Como
fazer um currículo, uma carta comercial, uma poesia, etc.
d)
Como
colocar uma tabela no Word.
e)
Treinar
digitação.
Excel
a)
Aula1:
Como fazer uma tabela (exemplo: relação dos alunos da sala).
ACADEMIA DE ESPORTES IRMÃ IRIA KUNZ
|
CONTROLE DE ALUNOS
|
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NOME
|
MATRÍCULA
|
ADMISSÃO
|
CURSO
|
MENSALIDADE
|
|
JANE SILVA
|
12
|
24/07/2012
|
Musculação
|
R$ 25,00
|
|
NELSON DIAS BASSITH
|
14
|
06/07/2012
|
Natação
|
R$ 20,00
|
|
SÉRGIO COSTA
|
15
|
26/07/2012
|
Natação
|
R$ 20,00
|
|
ALEXANDRE PEREIRA
|
17
|
03/08/2012
|
Musculação
|
R$ 25,00
|
|
JOSÉ DE OLIVEIRA
|
22
|
05/07/2012
|
Artes Marciais
|
R$ 20,00
|
|
PEDRO ANTUNES SPOSITO
|
24
|
15/07/2012
|
Dança Moderna
|
R$ 25,00
|
|
MARIA CARLA FREITAS
|
45
|
06/07/2012
|
Dança Moderna
|
R$ 25,00
|
|
TERESA DOS SANTOS
|
54
|
16/07/2012
|
Natação
|
R$ 20,00
|
|
LUZIA GOMES BERTINI
|
63
|
13/07/2012
|
Dança Moderna
|
R$ 20,00
|
|
JOÃO DA SILVA E SOUZA
|
110
|
21/06/2012
|
Artes Marciais
|
R$ 20,00
|
|
CARLOS LOPES KUNZ
|
125
|
03/07/2012
|
Musculação
|
R$ 20,0
|
|
|
|
|
|
|
|
A
TABELA ACIMA É PARA EFEITO DE EXEMPLO. Obs.: Importante fazer em sala antes com
os alunos na lousa.
b)
Podem-se
inventar vários tipos de tabelas. (Roupas, carros, futebol,etc.).
c)
Mostrar
aos alunos como inserir gráficos no Excel. Esta parte é mais para o professor
de Matemática e Geografia, mas todos podem trabalhar.
d)
Explicar
alguns conceitos de célula, linha, coluna, copiar, formatar, inserir, etc.
e)
Salvar,
Salvar como, etc.
WINPLOT.
a)
Fazer
figuras geométricas no Winplot.
b)
Uso
de funções do primeiro grau, segundo grau, etc.
c)
Fazer
cálculos de área e volume das figuras.
d)
Despertar
a necessidade de atenção e raciocínio lógico na execução das tarefas.
e)
Mostrar
o sistema cartesiano como um todo.
f)
Fazer
gráficos usando o Winplot.
g)
Geogebra,
Graphimatic e outros.
E.E. IRMÃ IRIA KUNZ
Professor Daniel Camillo
Matemática
Ensino Médio (1B, C, e 2ªC
SÉRIE) MATEMÁTICA E QUÍMICA NOITE.
Ensino Fundamental
(6ªA e 8ªC, D, E, 9ºA, B, C ANOS) MANHÃ E TARDE.
Relatório das Atividades e
Conteúdos desenvolvidos no 3º/4º Bimestres.
Prezados alunos, pais, comunidade do Embu
(Jardim Presidente Kennedy), professores, coordenadores e direção E.E.I.I.K.
Bem-vindo ao Curso do Ensino Fundamental e Médio de Matemática
Com muita satisfação que elaboramos este manual. Nele você
encontrará importantes informações a respeito do funcionamento de nossa
instituição e de sua vida escolar. Aproveitamos a oportunidade para lembrar que
relacionamos aqui as informações que julgamos essenciais, porém você pode (e
deve) consultar o nosso mural para manter-se informado sobre os eventos,
atividades, notas, freqüência, normas e obrigações propostas ou estabelecidas
pela direção da instituição.
I Inicio
A E.E. Irmã Iria Kunz.
Estrutura Geral do Curso de Matemática do Ensino Fundamental e
Médio.
Estrutura de Funcionamento dos Cursos de Matemática.
O Grupo de Professores da E.E. Irmã Iria Kunz.
O início das atividades se deu quando no dia 31 de julho de 2012,
foi feito um replanejamento do ensino no corrente ano com todos ou a maioria dos
professores presentes. Sabemos das instalações modestas de nossa escola, em São Paulo (Embu, Jd.
Presidente Kennedy), pertencentes à Diretoria de Taboão da Serra.
Com o objetivo de oferecer um ensino tão forte e de qualidade para
nossos alunos.
E.E. Irmã Iria Kunz
Hoje, a escola tem aproximadamente 1200 alunos e +- 60
professores entre efetivos, ofas e eventuais e o pessoal da administração e
suporte.
Essa comunidade, atualmente se subdivide em:
• Ensino Fundamental I - Possui cursos de ensino nos 5º ANOS. Com
professores e professoras qualificadas na Alfabetização dos jovens.
• Ensino Fundamental II - Os cursos de Ensino Básico (6ª a 9ª
ANOS) têm se destacado pela boa formação de seus profissionais, com
significativa aceitação no mercado de trabalho devido à competência e ética com
que exercem suas atividades. Muitos dos professores ministram aulas em Instituições Particulares
e Municipais.
• Ensino Médio (1ª a 3ª series)-Visando uma abrangência maior dos
educandos, preparando-os para uma cidadania efetiva e para o mercado do
trabalho, os alunos da E.E.I.I.K recebem dos professores orientações para
um efetivo sucesso na vida. Conta com profissionais experientes e capacitados,
oferecendo suporte necessário à formação física, moral e ética parta uma boa
convivência na sociedade.
- A partir de mudanças na Visão Educacional, foi criado o
Projeto Educação e Cidadania, Preparação para a Vida, implantado e em execução
na nossa escola neste segundo bimestre (J.J.C), para a formação de alunos,
comunidade com uma convivência pacifica e de respeito.
• Na E.E.I.I.K – Suas principais características são sua
infra-estruturas que foram (e sendo) reformada nas partes físicas e elétricas,
para um melhor atendimento da clientela.
•Na parte Pedagógica e Didática estão em processo de implantação a Biblioteca , sala de Computação, Multimídia.
A seriedade e a competência são pontos fortes no desenvolvimento de seus
cursos: Leitura, Reforço Escolar, na computação alunos tem ajuda dos
Professores da Escola da Família, Profª.Paula especificamente na Educação
Física.
• Desenho Artístico e Geral - O curso vem se destacando no
segmento do desenho com alunos fazendo verdadeiras obras de Arte, merecendo até
prêmios. Os Professores de Educação Artística além da competência profissional tem
verdadeiro amor pela Arte, Professora Cristiane,Raul e outros.
• No setor da Educação Física – A área conta com a infra-estrutura
de quadra com problemas na sua cobertura, sendo resolvidos pela diretoria , e
professores altamente treinados e qualificados. além da atuação em vários
eventos profissionais e amadores esportivos em várias partes do
Estado de São Paulo .
• Tecnologia e Informação – A E.E.I.I.K, em 2012,
esta fazendo uma mudança profunda na parte administrativa e secretarial,
agilizando a documentação dos alunos , históricos e comunicados,trazendo
profissionais capacitados e de uma larga experiência no setor.
VALORES
GERAIS: Ético, moral, respeito à legislação vigente.
CLIENTE: Manter a integridade moral da relação pedagógica com o
estudante. Garantir a exigência e expectativa do mercado.
PARCEIRO: Garantir a transparência e ética, nas relações com seus
parceiros.
COLABORADORES:
Possibilitar o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Promover um clima organizacional saudável e harmônico, dando liberdade de
participação nas decisões estratégicas.
Os profissionais capacitados em especializações ou
aperfeiçoamentos reconhecidos pela capacidade de:
• Pensamentos e ações empreendedoras;
• Elaboração de projetos ampliando a oportunidade de negócios;
• Integração das habilidades humanas, administrativas e
tecnológicas;
• Produção do conhecimento com a perspectiva de desenvolver
pensamentos divergentes e crítico - sociais, através de soluções inovadoras;
• Exercício de atividades profissionais com empenho e dedicação,
expressando seus talentos e habilidades, priorizando valores éticos e morais.
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO-MATEMÁTICO.
E-mail : danmillo1cam@yahoo.com.br
Localização: Rua Marechal Floriano Peixoto 161– Cep: 06820-200 –
Embu – SP
Atendimento: segunda a sexta-feira das 08h às 18h 30 min.
Coordenação Regional: E-mail: ...
Parceria da E.E. Irmã Iria Kunz.
Comunidade em geral do Jd. Presidente Kennedy e do Embu.
Estrutura de Funcionamento do Curso de
Matemática.
Os Cursos do Ensino Fundamental com seis aulas semanais, e Ensino
Médio com quatro aulas semanais.
•. Dele fazem parte aspectos, sociais e éticos como respeito e
consideração recíprocos.
Do ponto de vista formal, considera-se regularmente matriculado o
estudante cujo requerimento seja.
deferido pela Secretária da Escola.
- Histórico escolar, - Comprovante de endereço, - Documento de
identidade, - CPF.
• Freqüência
A freqüência mínima obrigatória exigida é de 75% em cada
disciplina.
A ausência em alguma disciplina inviabilizará a aprovação do
estudante no bimestre ou ano. Se ocorrer alguma falta, o estudante deverá
comunicar imediatamente à Secretaria da Escola I.I.K. e Coordenação, para
providências cabíveis.
• Avaliação do Desempenho Discente
O rendimento de cada aluno, em cada bimestre, será verificado
através de Avaliação Formal (provas, seminários ou outros instrumentos de
avaliação, a critério do professor e coordenação).
Para aprovação, o estudante deverá obter, em cada bimestre,
aproveitamento igual ou superior a 5,0 (média).
• Trabalho de Reposição de Notas e
Faltas no Curso – TRNFC
TRNFC - Representa a capacitação e domínio do conteúdo pelo
estudante em relação ao conjunto de informações recebidas por ele durante sua
trajetória no curso. Dessa forma, denota todo o esforço e dedicação do
estudante no decorrer do curso. Através do TRNFC, o estudante demonstra a
assimilação do conhecimento adquirido, assim como sua capacidade de expressão e raciocínio. Deverá ter habilidades básicas,
operacionais e globais.
O Trabalho de Reposição de Notas e Faltas no Curso deverá ser
elaborado individualmente. Para a realização do TRNFC, é necessário que o
estudante tenha obtido aprovação formal do seu pedido a coordenação e ao
professor, inclusive naquele destinado à faltas por viagem ou médicas. Os temas
para elaboração do TRNFC serão aqueles abordados no curso e aprovados pelo
professor e coordenador.
O prazo máximo de entrega da versão final do TRNFC será de 15
(quinze) dias após o pedido ao professor em cada bimestre. A versão final
deverá ser entregue digitado ou gravado em PDF, disquete ou CD-rom, Pen-drive, se
não for possível pode ser manuscrito.
Caso o estudante não consiga concluir seu TRNFC no prazo estabelecido,
deverá então, realizar um novo trabalho.
CÓDIGO DE ÉTICA
O Professor Daniel Camillo (Matemática, Física e Química), comprometido com os mais elevados
padrões de conduta, têm a honestidade, a integridade e a ética como valores
fundamentais para ministrar aos estudantes, funcionários, e colegas
professores, coordenadores e diretores. Reconhecendo o estudante como cliente
referencial, compromete a fornecer um ensino de qualidade e um ambiente
agradável e motivador, que contribua efetivamente para a construção do conhecimento e do desenvolvimento educacional dos alunos. Coerente com sua missão e com os compromissos
assumidos em sua efetivação e obediência as normas, estatuto, e diretrizes da Educação Brasileira e da
Escola Irmã Iria Kunz.
No código de ética com o intuito de orientar os padrões que
devem direcionar o comportamento daqueles que, de uma forma ou de outra, com
ele se relacionam e contribuem para sua consolidação, destacando abaixo alguns
princípios do código de Ética.
Diversidade -> É fundamental o respeito pela diversidade,
ou seja, não serão admitidas discriminações por raça, religião, sexo, cor ou status
social.
Transparência -> Espera-se adesão de todos aos padrões de
honestidade pessoal, franqueza e transparência.
Honestidade Intelectual -> Entende-se que provas e trabalhos
individuais devam ser realizadas pelo próprio estudante, sendo, obviamente,
plágios e colas condutas inadmissíveis. Toda documentação referente a
certificados apresentados sob solicitação, justificativas de viagens de
trabalho, declaração de conhecimentos, declaração de presença e outras
situações devem obedecer a este princípio.
Comprometimento -> Espera-se que todos envidem esforços no
propósito de fixar e consolidar os conteúdos da disciplina e trabalhos de
Pesquisas.
Respeito -> Espera-se que todos se dirijam à diretoria,
aos coordenadores, aos professores, aos funcionários e aos estudantes,
tratando-os com a devida consideração e respeito, tanto nos contatos diretos
quanto nas avaliações, solicitações e outras comunicações escritas.
Atitude construtiva. Espera-se de todos atitudes que promovam a
solução dos problemas e a harmonia, evitando atos de incitação à indisciplina
coletiva.
Preservação do Patrimônio. Os estudantes, docentes, funcionários e
responsáveis pela direção devem zelar para a conservação das instalações e
dependências, dos materiais, dos móveis e utensílios, dos equipamentos e de
todos os materiais de uso individual e coletivo.
Conduta em sala de aula. Espera-se dos estudantes uma conduta que
contribua positivamente ao aprendizado. Conversa paralela, alimentação em sala
de aula, atendimento de celulares, pagers, guerras de papel, brincadeiras e
correrias na sala, comercio de doces e balas, brigas, leituras de material fora
do assunto de matemática, etc. não serão permitidos.
O professor de Matemática se compromete a orientar os alunos a manter o livro e o caderno em ordem, organizado e
completo. Caderno limpo (material em geral: Livros, canetas, etc.), bem cuidado
e organizado pode ser sinal de aluno interessado, organizado e que tem hábitos
de limpeza. É importante estimular os alunos a registrar no caderno, além das
sistematizações das aulas e das tarefas, as discussões, as varias maneiras de
resolver uma questão-problema, as observações significativas feitas pelo
professor e colegas de sala, as duvidas, os erros. Estimular nos alunos a sua aprendizagem e autonomia intelectual.
Conduta nas dependências. É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas,
charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígero, derivado ou não de
tabaco, e bebidas alcoólicas em recinto da sala de aula de Matemática, seja coletivo, privado ou público nas dependências onde
as aulas ocorrem, bem como não será tolerado nenhum tipo de agressão física ou
moral.
Imagem. Contribuir com atos e atitudes para manter o respeito ao
curso de Matemática, dentro e fora do recinto onde as aulas são ministradas.
Observância a Normas e
Regulamentos. Uma instituição
de ensino precisa de normas e de regulamentos para permitir uma convivência
adequada. Nesse sentido, esperamos que todos tomem conhecimento e cumpram as
normas aqui estabelecidas e do Regimento Escolar.
.
Replanejamento do 3º Bimestre /4º Bimestre.
Produção
do conhecimento com a perspectiva de desenvolver pensamentos divergentes e
críticos - sociais, através de soluções inovadoras, uma visão da matemática no
cotidiano.
Exercícios
de atividades, exercícios em sala e trabalhos de pesquisas para um
desenvolvimento profissional com empenho e dedicação, expressando seus talentos
e habilidades, priorizando valores éticos e morais.
a) Orientação para o Estudo.
Grande parte do sucesso escolar
de uma criança é decorrente da existência de hábitos de estudo definidos. Para
a formação destes hábitos é necessário que se implemente gradualmente comportamentos
saudáveis, que pela repetição sistemática, passam a fazer parte do dia a dia do
estudante. Visualizando as vantagens de orientar meus alunos desde cedo, para
uma formação de bons hábitos , atitudes e colherá bons frutos, observando um
crescimento intelectual e maior facilidade na sua aprendizagem.
Veja abaixo algumas orientações
básicas:
- Estabeleça um
horário de estudo, criar uma rotina semanal, onde o aluno realizará as suas tarefas.
Considere também as atividades extracurriculares, como pesquisas e leituras
várias, etc.
- Monte um calendário em que ele
tenha tempo para tudo, principalmente para o estudo. Oriente seu aluno cumprir
os horários. Estudar sempre na mesma hora determinará a criação do hábito. Uma atitude
firme e serena o levará a perceber sua determinação e a importância deste
momento.
- Procurar sempre que possível corrigir as
tarefas de casa em sala (aula), tirando as dúvidas.
- Lembrar que estudar não é uma hora de
sofrimento, mas uma necessidade.
- Estabelecer uma sala de aula (de estudo)
tranqüila, onde não circulem pessoas, onde haja silêncio (sem conversas altas,
radio, mp3, mp4, celular ligado, e outros aparelhos eletrônicos) que tenha uma carteira
e cadeira que permita uma posição correta e que conte com uma iluminação
adequada.
- É importante que o aluno traga seu material de
estudo, deixando por perto tudo o que vai usar: lápis, caneta, livro, caderno, régua,...
A sua mesa deverá ter o mínimo de coisas em cima, só o estritamente necessário
(sem brinquedos, revistas, outras coisas,...).
- As lições devem ser feitas, preferencialmente,
no mesmo dia em que foram passadas, assim evitar o acúmulo de tarefas e, com a
memória fresca, as explicações do professor ainda podem ser lembradas e o que
foi passado no quadro ainda está visível na sua mente.
- Se houver dúvidas na resolução, explique com
suas próprias palavras. Faça com que repita em voz alta para demonstrar que
entendeu. Se a dúvida persistir, comunique ao professor através da agenda no
dia seguinte.
- Não permaneça a seu lado no momento em que
estiver fazendo suas lições. Na sala de aula isto não acontece e ele precisa
aprender a trabalhar de forma mais independente possível.
- Elogiar sempre o progresso do aluno!
- Orientar ao aluno
a dormir cedo. Estando bem descansado,
ele estará mais propenso a receber e assimilar os
novos conhecimentos do dia
seguinte.
- Procure sempre que necessário o professor, a
Coordenadoria Pedagógica, de sua escola. Não cultive dúvidas.
b) COMO PLANEJAR E ORGANIZAR O ESTUDO
A idéia de que chega assistir às aulas para se saber a
matéria não é verdade. É necessário estudar em casa, copiar os apontamentos das
aulas, saber consultar os manuais ou outros livros auxiliares.
Não devemos estudar apenas para as disciplinas de que mais
gostamos, nem devemos estudar só nas vésperas das
avaliações, mas se não houver outra alternativa, existem
algumas regras que
poderão tornar uma noite de estudo
relativamente bem sucedida.
Deve evitar-se estudar muitas horas seguidas antes dos
testes, porque, devido à falta de tempo e conseqüentes
ansiedade e insegurança, começa a ter-se dificuldades de
concentração e de memorização para organizar toda a
informação estudada.
Orientar os alunos estabelecerem horários de estudo adequados
e organizar os momentos de estudo, para obterem
melhores resultados escolares, porque terão tempo para
organizar e reverem as matérias estudadas. Desta forma, irão sentir-se mais
confiantes e seguro dos seus conhecimentos quando tiverem avaliações.
Antes de organizarem os momentos de estudo refletirem sobre
o ambiente de estudo que seria ideal para si:
· Estudo melhor em casa/biblioteca/café/outro lugar?
· Estudo melhor à noite/de manhã/de tarde/fins de semana/ao
longo da semana?
· Estudo melhor sozinho/com amigo/em grupo?
· Estudo melhor sob pressão ou a tempo adequadamente?
· Estudo melhor com música/num sítio sossegado/num sítio
barulhento?
· Preciso de um intervalo de 30 em 30 minutos/de hora a
hora/de duas em duas horas/sem interrupção?
c) REGRAS PARA UMA
NOITE DE ESTUDOS
É impossível estudar numa noite tudo o que deveria ter
estudado durante um determinado período de tempo.
Estudar cada tema da matéria em profundidade. Passar
só ao seguinte quando achar que já dominas bem o anterior. É preferível saber
bem partes da matéria do que saber pouco sobre muitas.
Para conseguir memorizar com sucesso, usar a repetição.
Pode ser uma boa idéia recitar a matéria alto.
Gastar alguns minutos a escrever aquilo do que se lembra,
mas que tem receio de vir a esquecer.
d) HORÁRIO DE ESTUDO
Definir uma agenda, estabelecer um horário onde definir quais
as matérias deverão ser estudas durante a semana.
Face ao tempo livre que resta depois das aulas, decidir
como o utilizar produtivamente, decidindo quanto tempo será dedicado ao estudo
e as atividades de lazer (ver TV, ouvir música, etc.). Deve assinalar se esta
cumprindo o
plano de estudo. Se não conseguir cumprir, deve compensar
com um período de estudo maior em outro dia.
Também é importante ter um calendário das avaliações para
saber sempre quais são as disciplinas em que irá
ser avaliado e poder planear o estudo em casa. Deve colocar este
calendário num local onde não seja possível
esquecer dessas datas. Por exemplo, colado na parede em
frente à tua cama ou mesa de estudo, colada no dossier ou caderno.
Vê o exemplo que se segue.
e)
MANTER ATENÇÃO: atenção seletiva na aula favorece a retenção da informação
A maioria dos alunos tem falta de
atenção e concentração durante as aulas e estudos, principalmente com objetos
fora do contexto escolar (revistas, mp3, mp4, celular, brincadeiras, guerras de
papel, conversas paralelas, etc.).
É importante ter um
local destinado exclusivamente ao estudo, que seja confortável e com boa
iluminação.
Ter todo o material necessário no local de estudo antes de
começar a estudar é muito importante, para não ter que constantemente estar
levantando e interromper a concentração própria e dos outros. Assim,é dever do
aluno trazer os livros, os cadernos, as canetas, lápis, borracha,régua,
transferidor, compasso, o dicionário, etc. Não
deve ter perto
tudo aquilo que já foi falado que serve para distrair, como o celular
com(musica) rádio ou TV ,ficar tirando fotos na aula, os jogos de baralho,
entre outros, evitar ser interrompido por outras pessoas, não prestar atenção
em conversas paralelas. Na sala de aula deve evitar fazer barulho, falar com
colegas na hora da explicação ou estar "sonhando acordado". Por outro
lado, deve procurar manter o interesse pela matéria participando na aula.
f) COMO FAZER
APONTAMENTOS NAS AULAS
Utilizar
um caderno, de preferência espiral capa dura, grande (+- 200 folhas para
matemática por semestre), que poderá ser organizado de acordo com o trabalho desenvolvido
em aula e fora dela.
As
folhas devem ser divididas em duas colunas de modo a facilitarem o tratamento e
retenção da informação:
Reservar
esta coluna para completar fora da aula. Reservar esta coluna para a tomada de
notas em aula
Completar este espaço com novos
exemplos, com definições, novas referências, citações, notas de leituras
feitas, esquemas, críticas…
Espaço
destinado ao trabalho de compreensão e de revisão de modo a haver uma integração dos conhecimentos.
Registro
dos apontamentos que vão sendo retirados ao longo da aula, organizados em
grupos que permitam já uma estruturação da informação. Colocação das datas
diárias, os assuntos, esquemas, estratégias, etc.
Poderão
ser atribuídos títulos às estruturas/grupos que forem sendo criados.
Esforçar
por apreender rapidamente o essencial do que é dito e tentar seguir o fio
condutor da aula que vai sendo
explicitado
à medida que esta vai decorrendo. Deve-se evitar registrar tudo o que é dito,
concretamente as repetições e os diversos exemplos apresentados sobre um
determinado conteúdo.
Organizar
as informações recolhidas em esquemas. Sempre que possível, estruturar essas
informações, seguindo o
percurso
feito desde o primeiro momento de tomada de notas. Esta fase de esquematização
é essencial para a
retenção
de informação;
No
caso de se perder uma informação, deixar um espaço em branco que se completará
depois;
Utilizar
um código de abreviaturas para os termos que surgem de um modo mais recorrente;
A tomada de notas favorece a aprendizagem porque a escrita
permite um tratamento mental e visual da informação.
g) LIVRO (6º ANO , 8º ANOS,
9º ANOS do E.F.)
Leitura
na horizontal e na diagonal
É um
tipo de leitura rápida, em que o objetivo é procurar uma informação específica
ou identificar as idéias
principais
de um texto, que vai permitir organizar melhor o estudo.
Leitura
crítica
É um
tipo de leitura mais pormenorizado, em que se procura distinguir e relacionar idéias
e conceitos.
Leitura
estética ou de prazer
Fazer-se
por entretenimento ou simplesmente para apreciar o estilo e talento de um
autor.
As
estratégias mais importantes que nos ajudam a compreender e a reter o que
estudamos passam por:
· Uma leitura eficaz; · saber identificar as idéias principais, organiza-las
e relaciona-las com as anteriores;
· Colocar notas na margem do texto; · clarificar; · sublinhar; · parafrasear; ·
resumir.
Uma
leitura eficaz;
Leitura
que permite uma aprendizagem eficaz, fazer uma leitura na diagonal, isto é, dá
uma vista de olhos pela matéria para ter uma idéia geral da informação que contém.
Em seguida lê atentamente os conteúdos referentes à informação que interessa,
sublinhando e tomando notas numa folha de papel (margens do livro) ou numa
folha de caderno.
Escrever
as definições dos conceitos considerados essenciais
para compreender a matéria.
Escreve
perguntas e respostas que julgar importantes, para facilitar a aquisição dos
conhecimentos.
Anotar
todas as dúvidas que tiver e tentar esclarece-las junto aos professores, pais,
colegas ou consultando
bibliografia
específica que possa ajudar a clarificar essas questões.
Não
passar de uma parte para a outra de um texto sem que a primeira esteja bem
compreendida. Não esquecer que existe normalmente um fio condutor num texto. saber identificar as idéias principais, organizar
e relacionar com as anteriores;
É
importante identificar as idéias principais de um texto, quer seja de Álgebra,
de Trigonometria, Geometria ou Equações (Cálculo), pois pode ser uma vantagem
para o estudo das matérias escolares afins (ciências, física, química,
biologia, etc.). Os textos que devem ser estudados não são todos como os de Português,
onde é necessário identificar as situações, as personagens e as ações. Nos textos expositivos é importante ser capaz de
relacionar e organizar as idéias e os conceitos expressos nos textos dos
diferentes conteúdos ou disciplinas. Estes textos podem fazer apelo a
diferentes pontos de vista, sendo importante não só compreender as razões
inerentes a cada um deles, como formular o seu próprio ponto de vista. Colocar notas na margem do texto.
Para
evidenciar a estrutura de um texto, poderá tomar notas numa folha (livro da
escola) ou na folha do caderno. Pode escrever conclusões, exemplos, vantagens,
definições, datas, nomes, etc.
A
colocação de notas nas folhas pode ajudar a estruturar a matéria de modo que
seja mais fácil identificar as
partes
que está estudando
Pode
ainda colocar setas, ou outros sinais gráficos, para relacionar idéias que se
encontram dispersas nos textos.
Pode
também utilizar a margem para colocar comentários seus relacionados com o que
esta lendo.
Na
margem ou sobre as frases ou palavras que não compreender pode colocar um ponto
de interrogação, para não esquecer de esclarecer as dúvidas e para uma mais
fácil identificação das mesmas,
Classificar
· Não
deve tentar decorar as palavras exatas de um texto, quando não as compreender.
·
Deve sempre tentar compreender o que está lendo, clarificando as palavras ou os
conceitos que não conhece.
·
Depois de identificar as palavras que não compreende, devem tentar inferir o
seu significado através do contexto ou usar outros elementos do texto, como
gráficos, figuras, mapas ou imagens que o acompanhem.
Se
mesmo assim não conseguir, recorre a outras ajudas, nomeadamente consultando um
dicionário ou perguntando a outra pessoa. · O classificar vai ajudar a reter e
a compreender melhor as matérias que estuda.
Sublinhar
A
maior parte das pessoas conhece a estratégia de sublinhar os aspectos
importantes com cores, mas poucas sabem como e quando a devem utilizar. São várias
as vantagens do sublinhar:
· Ajuda
a estar mais atento, facilitando a elaboração de resumos e esquemas.
·
Permite fazer revisões em menos tempo. · Ajuda a desenvolver a capacidade de
análise, facilitando o processo de aprendizagem. · Serve para chamar a atenção
e reforçar os aspectos principais dos textos, salientando visualmente os aspectos
importantes do texto do acessório, facilitando a sua compreensão.
Parafrasear
O
pafrasear consiste em repetir por palavras próprias o texto que acabou de ler,
tendo como principais vantagens:
· Ajuda
a reter melhor a informação lida; · Ajuda a compreender melhor os textos;
· Facilita
na elaboração dos resumos;
·
Promove a focalização da atenção e concentração no conteúdo programático a
estudar.
Resumir.
O
resumo consiste em escrever por palavras próprias, de uma forma sintética e com
sentido, as partes essenciais de uma determinada matéria.
São
várias as vantagens de fazer eficazmente um resumo:
·
Facilita a aprendizagem; · Melhora as capacidades de expressão oral e escrita;
·
Ajuda na organização da matéria; · Permite uma melhor memorização e assimilação
da matéria;
· É
uma forma de selecionar informação importante; · Aumenta a capacidade de
concentração.
· Facilita
a reorganização dos conhecimentos; · Permite revisão mais fácil da matéria;
·
Ajuda à integração e à prática do conjunto das restantes técnicas de estudo, como,
por exemplo, o sublinhar.
Dicas para elaboração de um
resumo
O
resumo deve ser elaborado em folhas soltas porque facilita a junção de novos
apontamentos bem como a
respectiva
reorganização.
Deixar
espaço suficiente entre as linhas e margens largas de ambos os lados para poder
acrescentar ou alterar coisas.
Lê
primeiro o texto e inicia o resumo apenas depois de perceber a sua estrutura.
Sublinhar
as idéias principais do texto antes de efetuar os resumos.
O
resumo deve ser um texto curto e preciso.
Deve
ser feito por palavras suas, utilizando sinônimos, exceto quando for importante
fazer uma citação. É o esforço
efetuado
na elaboração de bons resumos que facilita a aprendizagem.
Deve
conter as idéias principais do texto que se pretende resumir.
Deve
estabelecer uma seqüência clara das idéias.
Anota
os números de capítulos e páginas na margem dos resumos para poder voltar
rapidamente a essa informação, no caso de ter alguma dúvida.
Escreve
a definição de palavras novas sempre que estas apareçam.
Utiliza
símbolos matemáticos ou estenografia para poupar tempo e espaço. Por exemplo: ex
(exemplo), i.e(isto é),
pq.(porque),
tb(também), qq(qualquer), feliz/(felizmente), +(±mais ou menos), ‹›,∏, √, , ÷,
$,%,<,>,(,), R,I,Z,N etc.
Depois
de ter feito o resumo, ler para verificar se está compreensível.
Não
esquecer que deve elaborar resumos que sejam compreensíveis a uma releitura,
mesmo passados bastante tempo.
OBS:
Questionamentos levantados pela coordenadora sobre o 3º /4º bimestres, CONTEÚDOS e estratégias estão no Projeto Diagnóstico e da
Diversidade Cultural, com as anotações nos diários de classe do Ensino
Fundamental (6º, 8º,9º Anos).
.
CONCEITOS DA EDUCAÇÃO.
A educação, do latim educacione(m), ato ou efeito de criar
(animais ou plantas), e por extensão, formação do espírito, instrução,
educação. O vocábulo latino educatio, onis, prende-se ao verbo educare,
aparentando com ducare (conduzir) e educare (tirar para fora, criar), tem
sofrido ao longo dos tempos múltiplas conceituações, formuladas á base de
pontos de vista filosóficos e sob a influencia das condições socioculturais de
cada época.
A educação pode sofrer analise dos pontos de
vista sociológicos, biológicos, psicológicos e filosóficos.
Do ponto de vista sociológico. educação é o
processo que visa a preparar as gerações novas para substituírem as adultas e
que , naturalmente, se vão retirando das
funções ativas da vida social.A educação realiza a conservação e transmissão
da cultura a fim de haver continuidade da mesma. O que se procura transmitir é
o acervo funcional da cultura, isto é, aqueles valores e aquelas formas de
comportamento social de comprovada eficácia na vida de uma sociedade.
Do ponto de vista biopsicologico, a educação
tem por escopo levar o individuo a realizar a sua personalidade, tendo em mira
as suas possibilidades intrínsecas. Logo, a educação passa a ser o processo que
tem por fim atualizar todas as virtualidades do individuo, em um trabalho,
realmente, de extrair de dentro do próprio individuo o que ele traz,
hereditariamente, consigo.
A conceituação que agora vamos apresentar
talvez possa incluir estes dois pontos de vista, o sociológico e o
biopsicologico. Podemos dizer que educar é conduzir “o que é” a uma plenitude
de atualização e expansão, orientada em um sentido de aceitação social.
Tornando mais explicito: educação é o
processo que visa a capacitar o individuo a agir conscientemente diante de
situações novas de vida, com aproveitamento da experiência anterior, tendo em vista
a integração, a continuidade e o progresso sociais, segundo a realidade de cada
um, para serem atendidas as necessidades individuais e coletivas.
Esta conceituação apresenta aspectos que
precisam ser esclarecidos, para melhor compreensão, como: agir conscientemente
diante de situações novas de vida; aproveitamento da experiência anterior;
integração; continuidade; progresso; realidade de vida de cada um; necessidades
individuais e coletivas.
1º - Agir conscientemente
diante de situações de vida - Este
aspecto procura mostrar o caráter dinâmico da educação, bem como evidenciar que
ela é bem mais que um mero processo de adestramento. Educar não é preparar para
repetir, mas para tomar consciência de situações novas que exigem soluções
inéditas, isso porque os fatos da vida não se repetem. Esta apresenta situações
diferentes, problemáticas, ao individuo, Quem pretende agir segundo receitas
estará fadado ao fracasso. A vida social, a Ciência, a Filosofia, estão em
continua transformação. O que é preciso, pois, é tomar consciência da
problemática presente, que é sempre uma situação nova, para resolvê-la com
eficiência e de maneira satisfatória tanto para o individuo como para a
coletividade. A solução eficiente, constante, requer o...
2º- Aproveitamento da
experiência anterior – Isto quer dizer que o
passado não morre. A educação é, também, cumulativa. Os esforços do passado não
podem ser perdidos. O aproveitamento da experiência anterior é feito no sentido
de tornar mais eficiente a resposta à dificuldade presente, aplicando o
comportamento que se revelou útil em experiências anteriores, modificando-o,
entretanto, segundo as peculiaridades da nova situação. O aproveitamento da
experiência anterior tanto pode ser da coletividade, alheia, quanto do próprio
individuo. Aproveitar-se da experiência alheia e de gerações passadas e
aproveitar-se de sua própria experiência para resolver situações novas de vida.
3º- Integração – Este
aspecto é dos mais importantes, pois diz respeito à inclusão espiritual do
individuo na sociedade, não como número, mas como pessoa que compreende o seu
meio e os seus habitantes e os quer. Entre ele e os demais membros da
comunidade há um lugar-comum em ideais, aspirações e esforços. A integração
social, quando se processa, leva o individuo:
1-
A identificar se com
as preocupações e as aspirações do seu grupo.
2-
A sentir e querer o
que o grupo sente e quer;
3-
A tomar consciência
dos problemas de sua comunidade.
4-
A querer assumir
responsabilidade dentro do grupo. Isso equivale a querer exercer funções que
não sejam meramente lucrativas, mas que representam papel de importância para a
vida em comum na sociedade;
5-
A querer, enfim,
participar, de maneira responsável, na vida do grupo.
4º- Continuidade- Este aspecto
indica outra finalidade da educação que é a de transmissão da cultura. Caso não
houvesse esta continuidade, cada geração teria de iniciar o seu processo de
cultura que, todavia, morreria com ela... Graças à continuidade, os elementos
validos da experiência das gerações passadas são transmitidos às novas gerações
que os utilizam no processamento de suas atividades. É graças à continuidade
social que se escreve a historia da humanidade.
5º- Progresso- O
progresso social é outro aspecto dos objetivos da educação e que também lhe
ressalta o caráter dinâmico. As gerações novas não recebem, passivamente, o
legado cultural das gerações passadas, pelo contrario, depuram-no dos elementos
ineficientes e o enriquecem em profundidade e extensão, a fim de serem
atendidas as novas expectativas e necessidades sociais, decorrentes das
modificações que a sociedade sofre, ininterruptamente, no seu processo de
evolução. Temos, então, progresso no sentido de ampliação da herança cultural
para atender a novas exigências sociais e se aprofundarem, para torná-las mais
eficientes.
6º-Realidade de cada um- Este
aspecto ressalta a necessidade de a educação ajustar-se às peculiaridades do
educando, do modo que possa encaminha-lo a ocupar um lugar , na sociedade, que
mais se harmonize com as suas possibilidades biopsicológicas. Deste modo se
reconhece as diferenças individuais e o respeito às mesmas. A educação não deve
empenhar-se em que todos produzam a mesma coisa, mas que produzam o máximo,
segundo as suas aptidões e possibilidades de cada um. Só assim poderá a educação
empenhar-se na formação da personalidade do educando, levando-o a ser o que é
no mais alto grau, tendo em vista o seu aproveitamento social.
7º- Necessidades individuais e coletivas- Não se
trata de dar razão ao individualismo ou ao coletivismo. Cabe é ressaltar
que nenhuma educação terá valor se não proporcionar satisfação ao individuo e
não o harmonizar com a sociedade. Outrossim , carece de sentido a educação que
leva à satisfação individual em um sentido egoísta, não tomando em consideração
as necessidades coletivas, uma vez que não se pode separar o individuo do seu
grupo. Ambos formam um binômio, tão interligados, tão interdependentes, que se
pode considerar uma unidade. O problema, pois, é formar o homem e em harmonia
com a sociedade ter satisfação pessoal.
Educação: Conceituação
Educação pode sofre outra conceituação,
conservando, no entanto, o espírito da anterior, somente focaliza sob o aspecto
o ponto de vista da realidade com que está comprometida a criatura humana,
mesmo antes de nascer...
A conceituação é a seguinte: educação é o
processo que tem em mira levar o homem a atingir um estado de maturidade que o
capacite a encontra-se com a realidade de maneira consciente e nela agir
eficientemente, como cidadão participante e responsável.
A educação é vista, aqui com ponte de
ligação entre o homem e a realidade. O homem é o agente capaz de atuar na
realidade. A realidade é o receptáculo e condicionante do homem, e tem de ser
compreendida em seu sentido mais lato, físico, social, cultural, incluindo o
próprio homem que, em ultima analise, é peça dessa mesma realidade.
Assim, a educação deve estimular o
amadurecimento do homem para uma tomada de consciência da realidade, bem com de
suas possibilidades e necessidades de ação sobre a mesma, para que ele seja:
a)
Eficiente, através de
adequada preparação profissional;
b)
Participante, através
de seu interesse pelos problemas sociais e humanos;
c)
Responsável, através
de uma severa compenetração das possíveis conseqüências de seus atos, principalmente
com relação aos seus semelhantes.
Educação como
auto Superação
BIBLIOGRAFIA: Coleção do E.F : Jakubo. Lelis, Centurión =
Matemática na medida certa. (10ed.).
Parte II
São Paulo faz Escola:
Proposta Curricular para Ensino de Matemática do E.F.
Orientações
Gerais: 6º,8ºe 9º ANOS.
1) Orientações sobre os conteúdos dos
bimestres. (3º bimestre das 6º).
Um
diagnostico nas primeiras aulas deve permitir ao professor identificar com
clareza o conhecimento numérico de seus alunos. Nessa primeira avaliação de
caráter informal, é importante que se verifique se os alunos conseguem resolver
problemas que envolvam:
- as quatro operações com os números
naturais;
- soma e subtração com frações;
- soma, subtração e multiplicação com
números decimais. Eu coloquei a divisão com decimais. ( pág. 10).
Bibliografia
de consulta: Alegria de Saber (Matemática 3ª e 4ª series) E.F
Luciana
Passos, Albani Fonseca, Marta Chaves.
Editora Scipione (1992).
A
Conquista da Matemática Nova (5ª, 6ª, 7ª, e 8ª Anos) E.F.
Giovanni,
Castrucci e Giovanni Jr. Editora FTD (1996 e 1998).
2) Orientações sobre os conteúdos dos
bimestres. (4º bimestre da 6º).
Os
temas escolhidos para compor o conteúdo disciplinar de cada bimestre não se afastam,
de maneira geral, do que é usualmente ensinado nas escolas, ou do que é
apresentado pelos livros didáticos. As inovações pretendidas referem-se à forma
de abordagem sugerida ao longo do Caderno de cada um dos bimestres. Em tal
abordagem, busca-se evidenciar os princípios norteadores do presente currículo,
destacando-se a contextualização dos conteúdos, as competências pessoais envolvidas,
especialmente as relacionadas com a leitura e a
escrita matemática, bem como os elementos
culturais internos e externos à matemática.
As oito unidades:
- Polígonos
e Poliedros: Geometria dos ângulos, construção geométricas, régua, compasso,
esquadro, transferidor.
- Simetria
axial (reflexão), rotacional e as translações.
-
Polígonos e pavimentação de planos. ( soma dos ângulos de um polígono: Equações
do 1º grau ).
-
Classificação e montagem de poliedros, no espaço tridimensional. (pág. 10).
Bibliografia
de trabalho e consulta: Matemática na medida certa (6º e 7º ANOS).
Jabubo,
Lellis, Centurión. Editora Scipione. (2010).
3) Orientações sobre os conteúdos dos bimestres.
(3º bimestre dos 8º e 9º).
Os
temas escolhidos para compor o conteúdo disciplinar de cada bimestre não se
afastam, de maneira geral, do que é usualmente ensinado nas escolas, ou do que
é apresentado pelos livros didáticos. As
oito unidades:
As oito unidades:
-Frações
e números racionais (nºs decimais). -
Decimais finitas e infinitas, dizimas periódicas.
-
Fração geratriz, fração irredutível. - Potencias:
definição e contextos. - Potencias: aplicações
praticas..
- Potencias:
aplicações praticas e operatórias. -
Potencias e suas propriedades operatórias.
-
Potencias e questões de contagem. (pág. 9).
Bibliografia
de consulta: Alegria de Saber (Matemática 3ª e 4ª series) E.F
Luciana
Passos, Albani Fonseca, Marta Chaves.
Editora Scipione (1992).
A
Conquista da Matemática Nova (5ª, 6ª, 7ª, e 8ª Anos) E.F.
Giovanni,
Castrucci e Giovanni Jr. Editora FTD (1996 e 1998).
4) Orientações
sobre os conteúdos dos bimestres. (4º bimestre das 8º e 9º).
As oito unidades: (pág. 10).
-Expressões
algébricas: equivalência e transformação.
-Expressões algébricas: operações.
-Produtos
Notáveis e fatoração: abordagem geométrica.
- Produtos Notáveis e fatoração: abordagem algébrica.
-
Produtos Notáveis e fatoração: abordagem geométrica. – Fatoração e Simplificação de frações
algébricas.
-
Fatoração e Simplificação de frações algébricas. - Expressões algébricas: idéias fundamentais
da aritmética e da álgebra. Funções e gráficos.
Bibliografia
de trabalho e consulta: Matemática na medida certa (6ª e 7ª series).
Jabubo,
Lellis, Centurión. Editora Scipione. (2010).
Parte III
Em todos
os Cadernos, os conteúdos estão organizados em oito unidades de extensões
aproximadamente iguais, que podem corresponder a oito semanas de trabalho
letivo. De acordo com o numero de aulas por semana, o professor explorará cada
assunto com mais ou menos aprofundamento, ou seja, escolherá uma escala
adequada para o tratamento.
-- A critério do professor, em cada situação
especifica o tema correspondente a uma das unidades pode ser entendido para
mais de uma semana, enquanto o de outra unidade pode ser de modo mais
simplificado. (pg.8).
-- As situações de aprendizagem são
independentes e podem ser exploradas pelos professores com mais ou menos
intensidade, segundo seu interesse e o de sua classe. (pg.8).
-- São apresentados também, em cada Caderno, sempre
que possível, materiais disponíveis (textos, softwares,
sites, vídeos, entre outros) em sintonia com
abordagem proposta, que podem ser utilizados pelo professor para o
enriquecimento de suas aulas. (pg.8).
-- Por fim, é importante que se diga que, na
medida do possível, o professor devera trabalhar os conteúdos de maneira
aplicada e desafiadora, e um bom caminho metodológico para isso é explorar
situações-problema com significado e que exijam reflexão critica por parte do
aluno. (pg.32).
OBS:
Questionamentos levantados pela coordenadora sobre o 3º/4º bimestres (CONTEÚDOS e estratégias) e anotações nos diários de classe
do Ensino Fundamental
(6º,8ºe 9º Anos).
Conclusão:
-- O critério do professor DANIEL CAMILLO, em
cada situação especifica o tema correspondente a uma das unidades pode ser
entendido, usando o livro Didático como Base para a aprendizagem da
leitura e escrita na matemática.
-- O livro (Apostila da SEE/SP) foi utilizado
principalmente para leitura individual ou em grupo.
-- As Atividades propostas são motivadoras e
envolvem muitas situações do dia-a-dia, levando os alunos a tomar decisões
autônomas.
-- A critério do professor, alguns exercícios foram feitos em
sala de aula, sala de multimídia, sala de informática Tarefas para casa alguns
foram resolvidas com correção em sala.
-- O uso da calculadora, dvds, computadores,sala de multimídia foi
motivador e necessário em algumas situações de geometria,funções,frações, potências
e radiciação.
SP (Embu), 08/08/2012,
19/08/2012 e 31/08/2012, 05/09/2012.
PROFESSOR DANIEL
CAMILLO...
Vide o Projeto abaixo:
E.E.IRMÃ
IRIA KUNZ 2012.
PROJETO
DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS
PROFESSOR
DE MATEMÁTICA DANIEL CAMILLO
28/08/2012.
ENSINO
FUNDAMENTAL (6A, 8C,
8D, 8E, 9A, 9B, 9C)
MANHÃ E TARDE
APLICAÇÕES
PROJETO
DE RECUPERAÇÃO DAS HABILIDADES E COMPETENCIAS BÁSICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM
RELAÇÃO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA.
QUESITOS
BÁSICOS: DIAGNÓSTICO> FOCO PRINCIPAL 6º ANOS.
d)
FRAÇÕES
, SEUS CONCEITOS E APLICAÇÕES.
e)
SISTEMA
DE MEDIDAS (SI) E NORMAS ABNT.
f)
OPERAÇÕES
FUNDAMENTAIS > ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO, POTENCIAÇÃO E
RADICIAÇÃO.
PARTE
1:
RETOMADA
DO CONTEÚDO DAS FRAÇÕES COM AULAS DINÂMICAS USANDO MATERIAS DE RECORTE : PAPEL,
CARTOLINA, RÉGUA, COMPASSO, ESQUADRO, TRANSFERIDOR, TODO MATERIAL DE DESENHO E
GEOMÉTRIA.
*
POSSIBILIDADE DOS ALUNOS MEDIREM A QUADRA, MURO, PORTAS, AS DEPENDENCIAS DA
ESCOLA. MUITOS NÃO SABEM USAR O METRO, TRENA,FITA MÉTRICA, ETC.
PARTE
2:
USO
DOS COMPUTADORES COMO FERRAMENTA VISUAL E DE CONSTRUÇÃO DAS FIGURAS
GEOMÉTRICAS, CÁLCULO DE ÁREA, VOLUME, SIMETRIA, TRANSLAÇÃO, ETC.
**
USO DO COMPUTADOR COMO UMA FERRAMENTA DE TRABALHO NO FUTURO PROFISSIONAL DO
ALUNO.
PARTE3
JUSTIFICATIVA>SOBRE
COMPUTADORES: UMA VISÃO GERAL DA INFORMÁTICA
OBJETIVOS
GERAIS
Devido
ao grande desenvolvimento das comunicações em nossos dias e consequentemente da
informática, nos professores necessitamos estar em dia com as novas
tecnologias, que não são tão novas assim, mas em nosso país tem surgido como um
turbilhão.
Os
professores têm freqüentados alguns cursos patrocinados pela Secretária da
Educação sobre informática, mas verificamos que muitos ainda não tiveram a
possibilidade de ter uma convivência mais constante com o computador e às vezes
se sentem deslocados. Por isso ,visando ajudar nossos alunos na execução de
trabalhos e pesquisas na internet, propomos essa parte ínfima, transmitindo e
passando alguma coisa que conhecemos dos computadores e da informática em
geral.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
Conteúdo:
Usaremos um método variável, verificando o desenvolvimento dos alunos, mas
seguindo uma linha básica, exposta a seguir:
12) Uma visão geral da máquina
(computador), mostrando a necessidade de ligar e desligar corretamente, para
seu perfeito funcionamento.
13) Mostrar alguns comandos e partes da
comunicação entre máquinas em rede.
14) Mostrar o funcionamento do pacote
Office (WORD, Excel, Access, PowerPoint).
15) Noções dos Sistemas Operacionais mais
utilizados: Microsoft (Sistema Windows XP Home Edition, Profes, WIN 2003
Server, WIN 7, etc.)
16) Explicações sobre uma LAN, WAN,
INTERNET, INTRANET, EXTRANET.
17) Componentes e configurações de
hardware.
18) Os diversos Softwares (Programas para
varias aplicações).
19) Visão geral da instalação de um
sistema operacional Fechado (XP ou Prof.)
20) Visão geral da instalação de um
programa antivírus.
21) Visão geral conceitos de armazenamento
(HD, disquete, CD-ROM, Pen drive,etc.).
22) Pesquisa na Internet.
ALGUMAS
SUGESTÕES: TRABALHAR COM ALUNOS
TODAS
AS DISCIPLINAS
0)
Orientar os alunos como ligar/desligar a máquina corretamente. (sala de
INFORMÁTICA).
4)
Visão
geral da máquina (fazer um breve turismo).
5)
Mostrar
os ícones principais: Meu Computador, Meus Documentos, Painel de Controle,
Lixeira, Menu, Iniciar , etc.
6)
Mostrar
alguns programas e suas funções:
WORD
a)
Primeiro
Documento: Fazer uma carta, uma redação, frases diversas, etc., para treinar as
teclas, explicando o seu funcionamento e os cuidados.
b)
Alguns
exercícios de ortografia, usando as ferramentas do Word.
c)
Como
fazer um currículo, uma carta comercial, uma poesia, etc.
d)
Como
colocar uma tabela no Word.
e)
Treinar
digitação.
Excel
f)
Aula1:
Como fazer uma tabela (exemplo: relação dos alunos da sala).
ACADEMIA DE ESPORTES IRMÃ IRIA KUNZ
|
CONTROLE DE ALUNOS
|
|
|
|
|
|
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
ADMISSÃO
|
CURSO
|
MENSALIDADE
|
|
JANE SILVA
|
12
|
24/07/2012
|
Musculação
|
R$ 25,00
|
|
NELSON DIAS BASSITH
|
14
|
06/07/2012
|
Natação
|
R$ 20,00
|
|
SÉRGIO COSTA
|
15
|
26/07/2012
|
Natação
|
R$ 20,00
|
|
ALEXANDRE PEREIRA
|
17
|
03/08/2012
|
Musculação
|
R$ 25,00
|
|
JOSÉ DE OLIVEIRA
|
22
|
05/07/2012
|
Artes Marciais
|
R$ 20,00
|
|
PEDRO ANTUNES SPOSITO
|
24
|
15/07/2012
|
Dança Moderna
|
R$ 25,00
|
|
MARIA CARLA FREITAS
|
45
|
06/07/2012
|
Dança Moderna
|
R$ 25,00
|
|
TERESA DOS SANTOS
|
54
|
16/07/2012
|
Natação
|
R$ 20,00
|
|
LUZIA GOMES BERTINI
|
63
|
13/07/2012
|
Dança Moderna
|
R$ 20,00
|
|
JOÃO DA SILVA E SOUZA
|
110
|
21/06/2012
|
Artes Marciais
|
R$ 20,00
|
|
CARLOS LOPES KUNZ
|
125
|
03/07/2012
|
Musculação
|
R$ 20,0
|
|
|
|
|
|
|
|
A
TABELA ACIMA É PARA EFEITO DE EXEMPLO. Obs.: Importante fazer em sala antes com
os alunos na lousa.
g)
Podem-se
inventar vários tipos de tabelas. (Roupas, carros, futebol,etc.).
h)
Mostrar
aos alunos como inserir gráficos no Excel. Esta parte é mais para o professor
de Matemática e Geografia, mas todos podem trabalhar.
i)
Explicar
alguns conceitos de célula, linha, coluna, copiar, formatar, inserir, etc.
j)
Salvar,
Salvar como, etc.
WINPLOT.
h)
Fazer
figuras geométricas no Winplot.
i)
Uso
de funções do primeiro grau, segundo grau, etc.
j)
Fazer
cálculos de área e volume das figuras.
k)
Despertar
a necessidade de atenção e raciocínio lógico na execução das tarefas.
l)
Mostrar
o sistema cartesiano como um todo.
m) Fazer gráficos usando o Winplot.
n)
Geogebra,
Graphimatic e outros.
SP (Embu),
05/09/2012. PROFESSOR DANIEL
CAMILLO.