DANIEL 2

DANIEL 2
Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque são dele a sabedoria e a força. Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos. Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.

Total de visualizações de página

sábado, 1 de junho de 2013

PROVA DE QUÍMICA 1



PROVA DE QUÍMICA            PROF. DANIEL CAMILLO TABELA PERIODICA 2º bimestre.
NOME:                                                                            Nº.:                                                

1)      Quais são os elementos representativos? Quais são as colunas?

2)      Qual é a coluna dos gases nobres?

3)      Quais são as colunas dos elementos de transição?

4)      O que são os lantanidios?

5)      O que são os actinidios?

6)      Os elementos da coluna 1A são chamados como?

7)      Os elementos da coluna 2A são chamados como?

8)      A notação  Fe   Z=26  e        A=56    SIGNIFICA?             a)   26 átomos de ferro de número de massa 56.          
b) 26 átomos grama de ferro de número de massa 56.               c)  Um isóbaro de ferro de número de massa 56.                d) Um isótono de ferro de número de massa 56.                      e)   Isótopo de ferro de número de atômico 56.

9) Um átomo de número atômico Z e número de massa A:
 a) tem A nêutrons.     b)  tem A elétrons.     c) tem Z prótons        d) tem A – Z nêutrons.     e) têm Z elétrons.

 10) O átomo constituído de 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons, possui número atômico e número de massa igual a:
a)  17 e 17              b) 17 e 18                c) 18 e 17              d)  17 e 35                  e) 35 e 17
NOME:                                                                            Nº.:                                                
11) A seguinte representação X = símbolo do elemento químico, refere-se a átomos com:
a)      Igual número de nêutrons;    b)      Igual número de prótons;   c)      Diferentes números de elétrons;
d)      Diferentes números de atômicos;        e)      Diferentes números de oxidação;

12) Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período: “Um elemento químico é representado pelo seu ___________ , é identificado pelo número de __________ e pode apresentar diferente número de __________ .”
a) nome – prótons – nêutrons.           b) nome – elétrons – nêutrons.                 c) símbolo – elétrons – nêutrons.
d) símbolo – prótons – nêutrons.        e)      símbolo – – elétrons – nêutrons.

13) Considerando-se um elemento M genérico qualquer que apresenta configuração eletrônica.
1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d5, pode-se afirmar que:       I.       seu número atômico é 25;       II.     possui 7 elétrons na última camada;           III.  apresenta 5 elétrons desemparelhados;       IV.  pertencem a família 7A.      
Estão corretas as afirmações:
a)  I, II e III                b) I e III                       c) II e IV                      d)  I e IV                     e)      II, III e IV

14) O número de elétrons em cada subnível do átomo estrôncio (38Sr) em ordem crescente de energia é:
a)1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2                                                      b)1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 4p6 3d10 5s2           
c) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 5s2                                                    d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4p6 4s2 3d10 5s2                
 e) 1s2 2s2 2p6 3p6 3s2 4s2 4p6 3d10 5s2

15) Cada elemento químico tem o seu número atômico próprio, que seria a carga nuclear positiva de um átomo.
Os átomos estão dispostos na tabela periódica em ordem crescente de seus números atômicos.
a) É o número de prótons existentes no núcleo do átomo.    b) É o número de elétrons existentes no núcleo do átomo
c) É o número de nêutrons existentes no núcleo do átomo     d) É o número de prótons + nêutrons existente no núcleo do átomo       e) É o número de elétrons existentes na eletrosfera do átomo.

16) Qual dos valores abaixo pode representar o número atômico de um átomo que, no estado fundamental, apresenta apenas dois elétrons de valência?
a) 16                   b) 17                        c)      18                               d)      19                             e)      20
17) Sendo o subnível 4s1 (com um elétron) o mais energético de um átomo, podemos afirmar que:
I.  o número total de elétrons desse átomo é igual a 19;   II. esse apresenta quatro camadas eletrônicas;
III. a sua configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s1
a)Apenas a firmação I é correta.                b) Apenas a firmação II é correta.              c)Apenas a firmação III é correta.    d As afirmações I e II são corretas.                    e) As afirmações II e III são corretas.
18) O significado de Z em química é número atômico:
a) nº. de prótons       b) nº. de elétrons         c) nº. de nêutrons          d) nº. de átomos            e) nº. de moléculas.
19) O significado de A em química é o número de massa:
a) nº. de prótons + nº. de elétrons      b) nº. de elétrons + nº. de nêutrons      c) nº. de prótons + nº. de nêutrons.
d) nº. de átomos.                 e) nº. de moléculas.
PROVA DE QUÍMICA            PROF. DANIEL CAMILLO TABELA PERIODICA
NOME:                                                                            Nº.:                                                

1) As substancias são formadas por moléculas que podem ser simples ou compostas. Se forem simples elas são:
a) de átomos iguais          b) átomos diferentes           c) isótopos             d) isóbaros          e) isótonos.

2) As moléculas monoatômicas, diatômicas, triatômicas e poliatômicas são formadas por átomos respectivamente:
a) vários, 3,2,1 átomos       b) 4,3,2,1 átomos        c) 1,2,3,vários átomos       d) alótropos         e) n.d.a

3) Sistemas homogêneos são constituídos por uma ou mais substâncias e apresentam apenas uma fase como:
a) água salgada      b) água sólida + água líquida c) água + óleo     d) água + areia e) ar atmosférico+fumaça.

4) Energia é a capacidade de produzir trabalho, não pode ser criada e nem destruída, pode ser transformada.
de uma para outra. Formas de energia.
a)      mecânica, elétrica, calor, corpo, nuclear.
b)      nuclear, química, radiante, sonora, objeto, luminosa.
c)      luminosa. eletromagnética, química, matéria, eólica.
d)      atômica, nuclear, química, radiante, sonora, gasolina.
e)      mecânica, elétrica, calor, nuclear, química e radiante.
.
5) É a soma do número de prótons com o número de nêutrons encontrados no núcleo do átomo.
a) número atômico     b) número de valencia     c) número de massa     d) número de elétrons     e) número de nêutrons.

6) Em um átomo neutro, o número de elétrons é sempre igual ao número de prótons.  Átomo neutro é aquele que não perdeu e nem ganhou elétrons (não carrega carga), logo o número de cargas positivas (prótons) é igual ao número de cargas negativas (elétrons).
a) p+ > e-     b) p+ < e-       c) p+ = e-      d) p+,nº = e-       e) p+,nº < e-


7) O número normal de subníveis existentes no quarto nível energético dos átomos é igual a:
a)      1                b)      2                     c)      3                               d)      4                                  e)      5
     

sexta-feira, 31 de maio de 2013

PROJETO COMPUTAÇÃO 2012/2013.





EMBU, 08 DE AGOSTO DE 2012.
 E.E.IRMÃ IRIA KUNZ 2012.

PROJETO DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS


PROFESSOR DE MATEMÁTICA DANIEL CAMILLO       28/08/2012.

ENSINO FUNDAMENTAL (6A, 8C, 8D, 8E, 9A, 9B, 9C) MANHÃ E TARDE
APLICAÇÕES


PROJETO DE RECUPERAÇÃO DAS HABILIDADES E COMPETENCIAS BÁSICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA.
QUESITOS BÁSICOS: DIAGNÓSTICO> FOCO PRINCIPAL 6º ANOS.

a)    FRAÇÕES , SEUS CONCEITOS E APLICAÇÕES.
b)    SISTEMA DE MEDIDAS (SI) E NORMAS ABNT.
c)    OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS > ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO, POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO.

  PARTE 1:

RETOMADA DO CONTEÚDO DAS FRAÇÕES COM AULAS DINÂMICAS USANDO MATERIAS DE RECORTE : PAPEL, CARTOLINA, RÉGUA, COMPASSO, ESQUADRO, TRANSFERIDOR, TODO MATERIAL DE DESENHO E GEOMÉTRIA.
* POSSIBILIDADE DOS ALUNOS MEDIREM A QUADRA, MURO, PORTAS, AS DEPENDENCIAS DA ESCOLA. MUITOS NÃO SABEM USAR O METRO, TRENA,FITA MÉTRICA, ETC.

PARTE 2:
USO DOS COMPUTADORES COMO FERRAMENTA VISUAL E DE CONSTRUÇÃO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS, CÁLCULO DE ÁREA, VOLUME, SIMETRIA, TRANSLAÇÃO, ETC.
** USO DO COMPUTADOR COMO UMA FERRAMENTA DE TRABALHO NO FUTURO PROFISSIONAL DO ALUNO.

PARTE3
JUSTIFICATIVA>SOBRE COMPUTADORES: UMA VISÃO GERAL DA INFORMÁTICA


OBJETIVOS GERAIS
Devido ao grande desenvolvimento das comunicações em nossos dias e consequentemente da informática, nos professores necessitamos estar em dia com as novas tecnologias, que não são tão novas assim, mas em nosso país tem surgido como um turbilhão.
Os professores têm freqüentados alguns cursos patrocinados pela Secretária da Educação sobre informática, mas verificamos que muitos ainda não tiveram a possibilidade de ter uma convivência mais constante com o computador e às vezes se sentem deslocados. Por isso ,visando ajudar nossos alunos na execução de trabalhos e pesquisas na internet, propomos essa parte ínfima, transmitindo e passando alguma coisa que conhecemos dos computadores e da informática em geral.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
Conteúdo: Usaremos um método variável, verificando o desenvolvimento dos alunos, mas seguindo uma linha básica, exposta a seguir:

1)    Uma visão geral da máquina (computador), mostrando a necessidade de ligar e desligar corretamente, para seu perfeito funcionamento.
2)    Mostrar alguns comandos e partes da comunicação entre máquinas em rede.
3)    Mostrar o funcionamento do pacote Office (WORD, Excel, Access, PowerPoint).
4)    Noções dos Sistemas Operacionais mais utilizados: Microsoft (Sistema Windows XP Home Edition, Profes, WIN 2003 Server, WIN 7, etc.)
5)    Explicações sobre uma LAN, WAN, INTERNET, INTRANET, EXTRANET.
6)    Componentes e configurações de hardware.
7)    Os diversos Softwares (Programas para varias aplicações).
8)    Visão geral da instalação de um sistema operacional Fechado (XP ou Prof.)
9)    Visão geral da instalação de um programa antivírus.
10) Visão geral conceitos de armazenamento (HD, disquete, CD-ROM, Pen drive,etc.).
11) Pesquisa na Internet.
ALGUMAS SUGESTÕES: TRABALHAR COM ALUNOS

TODAS AS DISCIPLINAS


0) Orientar os alunos como ligar/desligar a máquina corretamente. (sala de INFORMÁTICA).
1)    Visão geral da máquina (fazer um breve turismo).
2)    Mostrar os ícones principais: Meu Computador, Meus Documentos, Painel de Controle, Lixeira, Menu, Iniciar , etc.
3)    Mostrar alguns programas e suas funções:

WORD


a)    Primeiro Documento: Fazer uma carta, uma redação, frases diversas, etc., para treinar as teclas, explicando o seu funcionamento e os cuidados.
b)    Alguns exercícios de ortografia, usando as ferramentas do Word.
c)    Como fazer um currículo, uma carta comercial, uma poesia, etc.
d)    Como colocar uma tabela no Word.
e)    Treinar digitação.

Excel

a)    Aula1: Como fazer uma tabela (exemplo: relação dos alunos da sala).
ACADEMIA DE ESPORTES IRMÃ IRIA KUNZ
CONTROLE DE ALUNOS






NOME
MATRÍCULA
ADMISSÃO
CURSO
MENSALIDADE

JANE SILVA
12
24/07/2012
Musculação
R$ 25,00

NELSON DIAS BASSITH
14
06/07/2012
Natação
R$ 20,00

SÉRGIO COSTA
15
26/07/2012
Natação
R$ 20,00

ALEXANDRE PEREIRA
17
03/08/2012
Musculação
R$ 25,00

JOSÉ DE OLIVEIRA
22
05/07/2012
Artes Marciais
R$ 20,00

PEDRO ANTUNES SPOSITO
24
15/07/2012
Dança Moderna
R$ 25,00

MARIA CARLA FREITAS
45
06/07/2012
Dança Moderna
R$ 25,00

TERESA DOS SANTOS
54
16/07/2012
Natação
R$ 20,00

LUZIA GOMES BERTINI
63
13/07/2012
Dança Moderna
R$ 20,00

JOÃO DA SILVA E SOUZA
110
21/06/2012
Artes Marciais
R$ 20,00

CARLOS LOPES KUNZ
125
03/07/2012
Musculação
R$ 20,0








A TABELA ACIMA É PARA EFEITO DE EXEMPLO. Obs.: Importante fazer em sala antes com os alunos na lousa.

b)    Podem-se inventar vários tipos de tabelas. (Roupas, carros, futebol,etc.).
c)    Mostrar aos alunos como inserir gráficos no Excel. Esta parte é mais para o professor de Matemática e Geografia, mas todos podem trabalhar.
d)    Explicar alguns conceitos de célula, linha, coluna, copiar, formatar, inserir, etc.
e)    Salvar, Salvar como, etc.

WINPLOT.
a)    Fazer figuras geométricas no Winplot.
b)    Uso de funções do primeiro grau, segundo grau, etc.
c)    Fazer cálculos de área e volume das figuras.
d)    Despertar a necessidade de atenção e raciocínio lógico na execução das tarefas.
e)    Mostrar o sistema cartesiano como um todo.
f)     Fazer gráficos usando o Winplot.
g)    Geogebra, Graphimatic e outros.

E.E. IRMÃ IRIA KUNZ

Professor Daniel Camillo Matemática
Ensino Médio (1B, C, e 2ªC SÉRIE) MATEMÁTICA E QUÍMICA NOITE.
 Ensino Fundamental (6ªA e 8ªC, D, E, 9ºA, B, C ANOS) MANHÃ E TARDE.

Relatório das Atividades e Conteúdos desenvolvidos no 3º/4º Bimestres.
Prezados alunos, pais, comunidade do Embu (Jardim Presidente Kennedy), professores, coordenadores e direção E.E.I.I.K.
Bem-vindo ao Curso do Ensino Fundamental e Médio de Matemática
Com muita satisfação que elaboramos este manual. Nele você encontrará importantes informações a respeito do funcionamento de nossa instituição e de sua vida escolar. Aproveitamos a oportunidade para lembrar que relacionamos aqui as informações que julgamos essenciais, porém você pode (e deve) consultar o nosso mural para manter-se informado sobre os eventos, atividades, notas, freqüência, normas e obrigações propostas ou estabelecidas pela direção da instituição.
I Inicio
A E.E. Irmã Iria Kunz.
Estrutura Geral do Curso de Matemática do Ensino Fundamental e Médio.
Estrutura de Funcionamento dos Cursos de Matemática.
O Grupo de Professores da E.E. Irmã Iria Kunz.
O início das atividades se deu quando no dia 31 de julho de 2012, foi feito um replanejamento do ensino no corrente ano com todos ou a maioria dos professores presentes. Sabemos das instalações modestas de nossa escola, em São Paulo (Embu, Jd. Presidente Kennedy), pertencentes à Diretoria de Taboão da Serra.
Com o objetivo de oferecer um ensino tão forte e de qualidade para nossos alunos.
E.E. Irmã Iria Kunz
Hoje, a escola tem aproximadamente 1200 alunos e +- 60 professores entre efetivos, ofas e eventuais e o pessoal da administração e suporte.
Essa comunidade, atualmente se subdivide em:
• Ensino Fundamental I - Possui cursos de ensino nos 5º ANOS. Com professores e professoras qualificadas na Alfabetização dos jovens.
 • Ensino Fundamental II - Os cursos de Ensino Básico (6ª a 9ª ANOS) têm se destacado pela boa formação de seus profissionais, com significativa aceitação no mercado de trabalho devido à competência e ética com que exercem suas atividades. Muitos dos professores ministram aulas em Instituições Particulares e Municipais.
• Ensino Médio (1ª a 3ª series)-Visando uma abrangência maior dos educandos, preparando-os para uma cidadania efetiva e para o mercado do trabalho, os alunos da E.E.I.I.K recebem dos professores orientações para um efetivo sucesso na vida. Conta com profissionais experientes e capacitados, oferecendo suporte necessário à formação física, moral e ética parta uma boa convivência na sociedade.
 - A partir de mudanças na Visão Educacional, foi criado o Projeto Educação e Cidadania, Preparação para a Vida, implantado e em execução na nossa escola neste segundo bimestre (J.J.C), para a formação de alunos, comunidade com uma convivência pacifica e de respeito.
• Na E.E.I.I.K – Suas principais características são sua infra-estruturas que foram (e sendo) reformada nas partes físicas e elétricas, para um melhor atendimento da clientela.
•Na parte Pedagógica e Didática estão em processo de implantação a Biblioteca , sala de Computação, Multimídia. A seriedade e a competência são pontos fortes no desenvolvimento de seus cursos: Leitura, Reforço Escolar, na computação alunos tem ajuda dos  Professores da Escola da Família, Profª.Paula especificamente na Educação Física.
• Desenho Artístico e Geral - O curso vem se destacando no segmento do desenho com alunos fazendo verdadeiras obras de Arte, merecendo até prêmios. Os Professores de Educação Artística além da competência profissional tem verdadeiro amor pela Arte, Professora Cristiane,Raul e outros.
• No setor da Educação Física – A área conta com a infra-estrutura de quadra com problemas na sua cobertura, sendo resolvidos pela diretoria , e professores altamente treinados e qualificados. além da atuação em vários eventos profissionais e amadores esportivos em  várias partes  do Estado de São Paulo .
• Tecnologia e Informação – A E.E.I.I.K, em 2012, esta fazendo uma mudança profunda na parte administrativa e secretarial, agilizando a documentação dos alunos , históricos e comunicados,trazendo profissionais capacitados e de uma larga experiência no setor.
  
VALORES
GERAIS: Ético, moral, respeito à legislação vigente.
CLIENTE: Manter a integridade moral da relação pedagógica com o estudante. Garantir a exigência e expectativa do mercado.
PARCEIRO: Garantir a transparência e ética, nas relações com seus parceiros.
COLABORADORES:
Possibilitar o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Promover um clima organizacional saudável e harmônico, dando liberdade de participação nas decisões estratégicas.
Os profissionais capacitados em especializações ou aperfeiçoamentos reconhecidos pela capacidade de:
• Pensamentos e ações empreendedoras;
• Elaboração de projetos ampliando a oportunidade de negócios;
• Integração das habilidades humanas, administrativas e tecnológicas;
• Produção do conhecimento com a perspectiva de desenvolver pensamentos divergentes e crítico - sociais, através de soluções inovadoras;
• Exercício de atividades profissionais com empenho e dedicação, expressando seus talentos e habilidades, priorizando valores éticos e morais.
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO-MATEMÁTICO.
E-mail : danmillo1cam@yahoo.com.br
Localização: Rua Marechal Floriano Peixoto 161– Cep: 06820-200 – Embu – SP
Atendimento: segunda a sexta-feira das 08h às 18h 30 min.
Coordenação Regional: E-mail: ...
Parceria da E.E. Irmã Iria Kunz.
Comunidade em geral do Jd. Presidente Kennedy e do Embu.
Estrutura de Funcionamento do Curso de Matemática.
Os Cursos do Ensino Fundamental com seis aulas semanais, e Ensino Médio com quatro aulas semanais.
. Dele fazem parte aspectos, sociais e éticos como respeito e consideração recíprocos.
Do ponto de vista formal, considera-se regularmente matriculado o estudante cujo requerimento seja.
deferido pela Secretária da Escola.
- Histórico escolar, - Comprovante de endereço, - Documento de identidade, - CPF.
• Freqüência
A freqüência mínima obrigatória exigida é de 75% em cada disciplina.
A ausência em alguma disciplina inviabilizará a aprovação do estudante no bimestre ou ano. Se ocorrer alguma falta, o estudante deverá comunicar imediatamente à Secretaria da Escola I.I.K. e Coordenação, para providências cabíveis.
• Avaliação do Desempenho Discente
O rendimento de cada aluno, em cada bimestre, será verificado através de Avaliação Formal (provas, seminários ou outros instrumentos de avaliação, a critério do professor e coordenação).
Para aprovação, o estudante deverá obter, em cada bimestre, aproveitamento igual ou superior a 5,0 (média).
• Trabalho de Reposição de Notas e Faltas no Curso – TRNFC
TRNFC - Representa a capacitação e domínio do conteúdo pelo estudante em relação ao conjunto de informações recebidas por ele durante sua trajetória no curso. Dessa forma, denota todo o esforço e dedicação do estudante no decorrer do curso. Através do TRNFC, o estudante demonstra a assimilação do conhecimento adquirido, assim como sua capacidade de expressão e raciocínio. Deverá ter habilidades básicas, operacionais e globais.
O Trabalho de Reposição de Notas e Faltas no Curso deverá ser elaborado individualmente. Para a realização do TRNFC, é necessário que o estudante tenha obtido aprovação formal do seu pedido a coordenação e ao professor, inclusive naquele destinado à faltas por viagem ou médicas. Os temas para elaboração do TRNFC serão aqueles abordados no curso e aprovados pelo professor e coordenador.
O prazo máximo de entrega da versão final do TRNFC será de 15 (quinze) dias após o pedido ao professor em cada bimestre. A versão final deverá ser entregue digitado ou gravado em PDF, disquete ou CD-rom, Pen-drive, se não for possível pode ser manuscrito.
Caso o estudante não consiga concluir seu TRNFC no prazo estabelecido, deverá então, realizar um novo trabalho.
CÓDIGO DE ÉTICA
O Professor Daniel Camillo (Matemática, Física e Química), comprometido com os mais elevados padrões de conduta, têm a honestidade, a integridade e a ética como valores fundamentais para ministrar aos estudantes, funcionários, e colegas professores, coordenadores e diretores. Reconhecendo o estudante como cliente referencial, compromete a fornecer um ensino de qualidade e um ambiente agradável e motivador, que contribua efetivamente para a construção do conhecimento e do desenvolvimento educacional dos alunos. Coerente com sua missão e com os compromissos assumidos em sua efetivação e obediência as normas, estatuto, e diretrizes da Educação Brasileira e da Escola Irmã Iria Kunz.
No código de ética com o intuito de orientar os padrões que devem direcionar o comportamento daqueles que, de uma forma ou de outra, com ele se relacionam e contribuem para sua consolidação, destacando abaixo alguns princípios do código de Ética.
Diversidade -> É fundamental o respeito pela diversidade, ou seja, não serão admitidas discriminações por raça, religião, sexo, cor ou status social.
Transparência -> Espera-se adesão de todos aos padrões de honestidade pessoal, franqueza e transparência.
Honestidade Intelectual -> Entende-se que provas e trabalhos individuais devam ser realizadas pelo próprio estudante, sendo, obviamente, plágios e colas condutas inadmissíveis. Toda documentação referente a certificados apresentados sob solicitação, justificativas de viagens de trabalho, declaração de conhecimentos, declaração de presença e outras situações devem obedecer a este princípio.
Comprometimento -> Espera-se que todos envidem esforços no propósito de fixar e consolidar os conteúdos da disciplina e trabalhos de Pesquisas.
Respeito -> Espera-se que todos se dirijam à diretoria, aos coordenadores, aos professores, aos funcionários e aos estudantes, tratando-os com a devida consideração e respeito, tanto nos contatos diretos quanto nas avaliações, solicitações e outras comunicações escritas.
Atitude construtiva. Espera-se de todos atitudes que promovam a solução dos problemas e a harmonia, evitando atos de incitação à indisciplina coletiva.
Preservação do Patrimônio. Os estudantes, docentes, funcionários e responsáveis pela direção devem zelar para a conservação das instalações e dependências, dos materiais, dos móveis e utensílios, dos equipamentos e de todos os materiais de uso individual e coletivo.
Conduta em sala de aula. Espera-se dos estudantes uma conduta que contribua positivamente ao aprendizado. Conversa paralela, alimentação em sala de aula, atendimento de celulares, pagers, guerras de papel, brincadeiras e correrias na sala, comercio de doces e balas, brigas, leituras de material fora do assunto de matemática, etc. não serão permitidos.
O professor de Matemática se compromete a orientar os alunos a manter o livro e o caderno em ordem, organizado e completo. Caderno limpo (material em geral: Livros, canetas, etc.), bem cuidado e organizado pode ser sinal de aluno interessado, organizado e que tem hábitos de limpeza. É importante estimular os alunos a registrar no caderno, além das sistematizações das aulas e das tarefas, as discussões, as varias maneiras de resolver uma questão-problema, as observações significativas feitas pelo professor e colegas de sala, as duvidas, os erros. Estimular nos alunos a sua aprendizagem e autonomia intelectual.
Conduta nas dependências. É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígero, derivado ou não de tabaco, e bebidas alcoólicas em recinto da sala de aula de Matemática, seja coletivo, privado ou público nas dependências onde as aulas ocorrem, bem como não será tolerado nenhum tipo de agressão física ou moral.
Imagem. Contribuir com atos e atitudes para manter o respeito ao curso de Matemática, dentro e fora do recinto onde as aulas são ministradas.
 Observância a Normas e Regulamentos. Uma instituição de ensino precisa de normas e de regulamentos para permitir uma convivência adequada. Nesse sentido, esperamos que todos tomem conhecimento e cumpram as normas aqui estabelecidas e do Regimento Escolar.

 .
Replanejamento do 3º Bimestre /4º Bimestre.
Produção do conhecimento com a perspectiva de desenvolver pensamentos divergentes e críticos - sociais, através de soluções inovadoras, uma visão da matemática no cotidiano.
 Exercícios de atividades, exercícios em sala e trabalhos de pesquisas para um desenvolvimento profissional com empenho e dedicação, expressando seus talentos e habilidades, priorizando valores éticos e morais.
Habilidades para os estudantes na sua formação.
- versatilidade, flexibilidade e preparação conceitual para atuação na vida social e profissional.
- domínio dos instrumentos teóricos e metodológicos do processo de aprendizagem em matemática;
- capacidade de análise e de contextualização das questões relativas as questões matemáticas,  busca constante de conhecimentos e informações necessários para uma atuação profissional ética e competente .
II Construção do conhecimento e do desenvolvimento educacional
    a) Orientação para o Estudo.
Grande parte do sucesso escolar de uma criança é decorrente da existência de hábitos de estudo definidos. Para a formação destes hábitos é necessário que se implemente gradualmente comportamentos saudáveis, que pela repetição sistemática, passam a fazer parte do dia a dia do estudante. Visualizando as vantagens de orientar meus alunos desde cedo, para uma formação de bons hábitos , atitudes e colherá bons frutos, observando um crescimento intelectual e maior facilidade na sua aprendizagem.
Veja abaixo algumas orientações básicas:
- Estabeleça um horário de estudo, criar uma rotina semanal, onde o aluno realizará as suas tarefas. Considere também as atividades extracurriculares, como pesquisas e leituras várias, etc.
- Monte um calendário em que ele tenha tempo para tudo, principalmente para o estudo. Oriente seu aluno cumprir os horários. Estudar sempre na mesma hora determinará a criação do hábito. Uma atitude firme e serena o levará a perceber sua determinação e a importância deste momento.
 - Procurar sempre que possível corrigir as tarefas de casa em sala (aula), tirando as dúvidas.
 - Lembrar que estudar não é uma hora de sofrimento, mas uma necessidade.
 - Estabelecer uma sala de aula (de estudo) tranqüila, onde não circulem pessoas, onde haja silêncio (sem conversas altas, radio, mp3, mp4, celular ligado, e outros aparelhos eletrônicos) que tenha uma carteira e cadeira que permita uma posição correta e que conte com uma iluminação adequada.
 - É importante que o aluno traga seu material de estudo, deixando por perto tudo o que vai usar: lápis, caneta, livro, caderno, régua,... A sua mesa deverá ter o mínimo de coisas em cima, só o estritamente necessário (sem brinquedos, revistas, outras coisas,...).
 - As lições devem ser feitas, preferencialmente, no mesmo dia em que foram passadas, assim evitar o acúmulo de tarefas e, com a memória fresca, as explicações do professor ainda podem ser lembradas e o que foi passado no quadro ainda está visível na sua mente.
  - Se houver dúvidas na resolução, explique com suas próprias palavras. Faça com que repita em voz alta para demonstrar que entendeu. Se a dúvida persistir, comunique ao professor através da agenda no dia seguinte.
  - Não permaneça a seu lado no momento em que estiver fazendo suas lições. Na sala de aula isto não acontece e ele precisa aprender a trabalhar de forma mais independente possível.
  - Elogiar sempre o progresso do aluno!
  - Orientar ao aluno a dormir cedo. Estando bem descansado, ele estará mais propenso a receber e assimilar os
novos conhecimentos do dia seguinte.
 - Procure sempre que necessário o professor, a Coordenadoria Pedagógica, de sua escola. Não cultive dúvidas.
   b) COMO PLANEJAR E ORGANIZAR O ESTUDO
A idéia de que chega assistir às aulas para se saber a matéria não é verdade. É necessário estudar em casa, copiar os apontamentos das aulas, saber consultar os manuais ou outros livros auxiliares.
Não devemos estudar apenas para as disciplinas de que mais gostamos, nem devemos estudar só nas vésperas das
avaliações, mas se não houver outra alternativa, existem algumas regras que poderão tornar uma noite de estudo
relativamente bem sucedida.
Deve evitar-se estudar muitas horas seguidas antes dos testes, porque, devido à falta de tempo e conseqüentes
ansiedade e insegurança, começa a ter-se dificuldades de concentração e de memorização para organizar toda a
informação estudada.
Orientar os alunos estabelecerem horários de estudo adequados e organizar os momentos de estudo, para obterem
melhores resultados escolares, porque terão tempo para organizar e reverem as matérias estudadas. Desta forma, irão sentir-se mais confiantes e seguro dos seus conhecimentos quando tiverem avaliações.
Antes de organizarem os momentos de estudo refletirem sobre o ambiente de estudo que seria ideal para si:
· Estudo melhor em casa/biblioteca/café/outro lugar?
· Estudo melhor à noite/de manhã/de tarde/fins de semana/ao longo da semana?
· Estudo melhor sozinho/com amigo/em grupo?
· Estudo melhor sob pressão ou a tempo adequadamente?
· Estudo melhor com música/num sítio sossegado/num sítio barulhento?
· Preciso de um intervalo de 30 em 30 minutos/de hora a hora/de duas em duas horas/sem interrupção?
  c)     REGRAS PARA UMA NOITE DE ESTUDOS
É impossível estudar numa noite tudo o que deveria ter estudado durante um determinado período de tempo.
Estudar cada tema da matéria em profundidade. Passar só ao seguinte quando achar que já dominas bem o anterior. É preferível saber bem partes da matéria do que saber pouco sobre muitas.
Para conseguir memorizar com sucesso, usar a repetição. Pode ser uma boa idéia recitar a matéria alto.
Gastar alguns minutos a escrever aquilo do que se lembra, mas que tem receio de vir a esquecer.
  d)     HORÁRIO DE ESTUDO
Definir uma agenda, estabelecer um horário onde definir quais as matérias deverão ser estudas durante a semana.
Face ao tempo livre que resta depois das aulas, decidir como o utilizar produtivamente, decidindo quanto tempo será dedicado ao estudo e as atividades de lazer (ver TV, ouvir música, etc.). Deve assinalar se esta cumprindo o
plano de estudo. Se não conseguir cumprir, deve compensar com um período de estudo maior em outro dia.
Também é importante ter um calendário das avaliações para saber sempre quais são as disciplinas em que irá
ser avaliado e poder planear o estudo em casa. Deve colocar este calendário num local onde não seja possível
esquecer dessas datas. Por exemplo, colado na parede em frente à tua cama ou mesa de estudo, colada no dossier ou caderno.
Vê o exemplo que se segue.
e)          MANTER ATENÇÃO: atenção seletiva na aula favorece a retenção da informação
A maioria dos alunos tem falta de atenção e concentração durante as aulas e estudos, principalmente com objetos fora do contexto escolar (revistas, mp3, mp4, celular, brincadeiras, guerras de papel, conversas paralelas, etc.).
 É importante ter um local destinado exclusivamente ao estudo, que seja confortável e com boa iluminação.
Ter todo o material necessário no local de estudo antes de começar a estudar é muito importante, para não ter que constantemente estar levantando e interromper a concentração própria e dos outros. Assim,é dever do aluno trazer os livros, os cadernos, as canetas, lápis, borracha,régua, transferidor, compasso, o dicionário, etc. Não deve ter perto  tudo aquilo que já foi falado que serve para distrair, como o celular com(musica) rádio ou TV ,ficar tirando fotos na aula, os jogos de baralho, entre outros, evitar ser interrompido por outras pessoas, não prestar atenção em conversas paralelas. Na sala de aula deve evitar fazer barulho, falar com colegas na hora da explicação ou estar "sonhando acordado". Por outro lado, deve procurar manter o interesse pela matéria participando na aula.
   f)     COMO FAZER APONTAMENTOS NAS AULAS
Utilizar um caderno, de preferência espiral capa dura, grande (+- 200 folhas para matemática por semestre), que poderá ser organizado de acordo com o trabalho desenvolvido em aula e fora dela.
As folhas devem ser divididas em duas colunas de modo a facilitarem o tratamento e retenção da informação:
Reservar esta coluna para completar fora da aula. Reservar esta coluna para a tomada de notas em aula
Completar este espaço com novos exemplos, com definições, novas referências, citações, notas de leituras feitas, esquemas, críticas…
Espaço destinado ao trabalho de compreensão e de revisão de modo a haver uma integração dos conhecimentos.
Registro dos apontamentos que vão sendo retirados ao longo da aula, organizados em grupos que permitam já uma estruturação da informação. Colocação das datas diárias, os assuntos, esquemas, estratégias, etc.
Poderão ser atribuídos títulos às estruturas/grupos que forem sendo criados.
Esforçar por apreender rapidamente o essencial do que é dito e tentar seguir o fio condutor da aula que vai sendo
explicitado à medida que esta vai decorrendo. Deve-se evitar registrar tudo o que é dito, concretamente as repetições e os diversos exemplos apresentados sobre um determinado conteúdo.
Organizar as informações recolhidas em esquemas. Sempre que possível, estruturar essas informações, seguindo o
percurso feito desde o primeiro momento de tomada de notas. Esta fase de esquematização é essencial para a
retenção de informação;
No caso de se perder uma informação, deixar um espaço em branco que se completará depois;
Utilizar um código de abreviaturas para os termos que surgem de um modo mais recorrente;
A tomada de notas favorece a aprendizagem porque a escrita permite um tratamento mental e visual da informação.
g)     LIVRO (6º ANO , 8º ANOS, 9º ANOS do E.F.)
Leitura na horizontal e na diagonal
É um tipo de leitura rápida, em que o objetivo é procurar uma informação específica ou identificar as idéias
principais de um texto, que vai permitir organizar melhor o estudo.
Leitura crítica
É um tipo de leitura mais pormenorizado, em que se procura distinguir e relacionar idéias e conceitos.
Leitura estética ou de prazer
Fazer-se por entretenimento ou simplesmente para apreciar o estilo e talento de um autor.
As estratégias mais importantes que nos ajudam a compreender e a reter o que estudamos passam por:
· Uma leitura eficaz; · saber identificar as idéias principais, organiza-las e relaciona-las com as anteriores;
· Colocar notas na margem do texto; · clarificar; · sublinhar; · parafrasear; · resumir.
Uma leitura eficaz;
Leitura que permite uma aprendizagem eficaz, fazer uma leitura na diagonal, isto é, dá uma vista de olhos pela matéria para ter uma idéia geral da informação que contém. Em seguida lê atentamente os conteúdos referentes à informação que interessa, sublinhando e tomando notas numa folha de papel (margens do livro) ou numa folha de caderno.
Escrever as definições dos conceitos considerados essenciais para compreender a matéria.
Escreve perguntas e respostas que julgar importantes, para facilitar a aquisição dos conhecimentos.
Anotar todas as dúvidas que tiver e tentar esclarece-las junto aos professores, pais, colegas ou consultando
bibliografia específica que possa ajudar a clarificar essas questões.
Não passar de uma parte para a outra de um texto sem que a primeira esteja bem compreendida. Não esquecer que existe normalmente um fio condutor num texto. saber identificar as idéias principais, organizar e relacionar com as anteriores;
É importante identificar as idéias principais de um texto, quer seja de Álgebra, de Trigonometria, Geometria ou Equações (Cálculo), pois pode ser uma vantagem para o estudo das matérias escolares afins (ciências, física, química, biologia, etc.). Os textos que devem ser estudados não são todos como os de Português, onde é necessário identificar as situações, as personagens e as ações. Nos textos expositivos é importante ser capaz de relacionar e organizar as idéias e os conceitos expressos nos textos dos diferentes conteúdos ou disciplinas. Estes textos podem fazer apelo a diferentes pontos de vista, sendo importante não só compreender as razões inerentes a cada um deles, como formular o seu próprio ponto de vista. Colocar notas na margem do texto.
Para evidenciar a estrutura de um texto, poderá tomar notas numa folha (livro da escola) ou na folha do caderno. Pode escrever conclusões, exemplos, vantagens, definições, datas, nomes, etc.
A colocação de notas nas folhas pode ajudar a estruturar a matéria de modo que seja mais fácil identificar as
partes que está  estudando
Pode ainda colocar setas, ou outros sinais gráficos, para relacionar idéias que se encontram dispersas nos textos.
Pode também utilizar a margem para colocar comentários seus relacionados com o que esta lendo.
Na margem ou sobre as frases ou palavras que não compreender pode colocar um ponto de interrogação, para não esquecer de esclarecer as dúvidas e para uma mais fácil identificação das mesmas,
Classificar
· Não deve tentar decorar as palavras exatas de um texto, quando não as compreender.
· Deve sempre tentar compreender o que está lendo, clarificando as palavras ou os conceitos que não conhece.
· Depois de identificar as palavras que não compreende, devem tentar inferir o seu significado através do contexto ou usar outros elementos do texto, como gráficos, figuras, mapas ou imagens que o acompanhem.
Se mesmo assim não conseguir, recorre a outras ajudas, nomeadamente consultando um dicionário ou perguntando a outra pessoa. · O classificar vai ajudar a reter e a compreender melhor as matérias que estuda.

Sublinhar
A maior parte das pessoas conhece a estratégia de sublinhar os aspectos importantes com cores, mas poucas sabem como e quando a devem utilizar. São várias as vantagens do sublinhar:
· Ajuda a estar mais atento, facilitando a elaboração de resumos e esquemas.
· Permite fazer revisões em menos tempo. · Ajuda a desenvolver a capacidade de análise, facilitando o processo de aprendizagem. · Serve para chamar a atenção e reforçar os aspectos principais dos textos, salientando visualmente os aspectos importantes do texto do acessório, facilitando a sua compreensão.
Parafrasear
O pafrasear consiste em repetir por palavras próprias o texto que acabou de ler, tendo como principais vantagens:
· Ajuda a reter melhor a informação lida; · Ajuda a compreender melhor os textos;
· Facilita na elaboração dos resumos;
· Promove a focalização da atenção e concentração no conteúdo programático a estudar.
Resumir.
O resumo consiste em escrever por palavras próprias, de uma forma sintética e com sentido, as partes essenciais de uma determinada matéria.
São várias as vantagens de fazer eficazmente um resumo:
· Facilita a aprendizagem; · Melhora as capacidades de expressão oral e escrita;
· Ajuda na organização da matéria; · Permite uma melhor memorização e assimilação da matéria;
· É uma forma de selecionar informação importante; · Aumenta a capacidade de concentração.
· Facilita a reorganização dos conhecimentos; · Permite revisão mais fácil da matéria;
· Ajuda à integração e à prática do conjunto das restantes técnicas de estudo, como, por exemplo, o sublinhar.
Dicas para elaboração de um resumo
O resumo deve ser elaborado em folhas soltas porque facilita a junção de novos apontamentos bem como a
respectiva reorganização.
Deixar espaço suficiente entre as linhas e margens largas de ambos os lados para poder acrescentar ou alterar coisas.
Lê primeiro o texto e inicia o resumo apenas depois de perceber a sua estrutura.
Sublinhar as idéias principais do texto antes de efetuar os resumos.
O resumo deve ser um texto curto e preciso.
Deve ser feito por palavras suas, utilizando sinônimos, exceto quando for importante fazer uma citação. É o esforço
efetuado na elaboração de bons resumos que facilita a aprendizagem.
Deve conter as idéias principais do texto que se pretende resumir.
Deve estabelecer uma seqüência clara das idéias.
Anota os números de capítulos e páginas na margem dos resumos para poder voltar rapidamente a essa informação, no caso de ter alguma dúvida.
Escreve a definição de palavras novas sempre que estas apareçam.
Utiliza símbolos matemáticos ou estenografia para poupar tempo e espaço. Por exemplo: ex (exemplo), i.e(isto é),
pq.(porque), tb(também), qq(qualquer), feliz/(felizmente), +(±mais ou menos), ‹›,∏, √, , ÷, $,%,<,>,(,), R,I,Z,N etc.
Depois de ter feito o resumo, ler para verificar se está compreensível.
Não esquecer que deve elaborar resumos que sejam compreensíveis a uma releitura, mesmo passados bastante tempo.

OBS: Questionamentos levantados pela coordenadora sobre o 3º /4º bimestres, CONTEÚDOS e estratégias estão no Projeto Diagnóstico e da Diversidade Cultural, com as anotações nos diários de classe do Ensino Fundamental (6º, 8º,9º Anos).

.
CONCEITOS DA EDUCAÇÃO.

   A educação, do latim educacione(m), ato ou efeito de criar (animais ou plantas), e por extensão, formação do espírito, instrução, educação. O vocábulo latino educatio, onis, prende-se ao verbo educare, aparentando com ducare (conduzir) e educare (tirar para fora, criar), tem sofrido ao longo dos tempos múltiplas conceituações, formuladas á base de pontos de vista filosóficos e sob a influencia das condições socioculturais de cada época.
   A educação pode sofrer analise dos pontos de vista sociológicos, biológicos, psicológicos e filosóficos.
   Do ponto de vista sociológico. educação é o processo que visa a preparar as gerações novas para substituírem as adultas e que , naturalmente, se vão retirando das  funções ativas da vida social.A educação realiza a conservação e transmissão da cultura a fim de haver continuidade da mesma. O que se procura transmitir é o acervo funcional da cultura, isto é, aqueles valores e aquelas formas de comportamento social de comprovada eficácia na vida de uma sociedade.
   Do ponto de vista biopsicologico, a educação tem por escopo levar o individuo a realizar a sua personalidade, tendo em mira as suas possibilidades intrínsecas. Logo, a educação passa a ser o processo que tem por fim atualizar todas as virtualidades do individuo, em um trabalho, realmente, de extrair de dentro do próprio individuo o que ele traz, hereditariamente, consigo.
   A conceituação que agora vamos apresentar talvez possa incluir estes dois pontos de vista, o sociológico e o biopsicologico. Podemos dizer que educar é conduzir “o que é” a uma plenitude de atualização e expansão, orientada em um sentido de aceitação social.
   Tornando mais explicito: educação é o processo que visa a capacitar o individuo a agir conscientemente diante de situações novas de vida, com aproveitamento da experiência anterior, tendo em vista a integração, a continuidade e o progresso sociais, segundo a realidade de cada um, para serem atendidas as necessidades individuais e coletivas.
   Esta conceituação apresenta aspectos que precisam ser esclarecidos, para melhor compreensão, como: agir conscientemente diante de situações novas de vida; aproveitamento da experiência anterior; integração; continuidade; progresso; realidade de vida de cada um; necessidades individuais e coletivas.
 1º - Agir conscientemente diante de situações de vida - Este aspecto procura mostrar o caráter dinâmico da educação, bem como evidenciar que ela é bem mais que um mero processo de adestramento. Educar não é preparar para repetir, mas para tomar consciência de situações novas que exigem soluções inéditas, isso porque os fatos da vida não se repetem. Esta apresenta situações diferentes, problemáticas, ao individuo, Quem pretende agir segundo receitas estará fadado ao fracasso. A vida social, a Ciência, a Filosofia, estão em continua transformação. O que é preciso, pois, é tomar consciência da problemática presente, que é sempre uma situação nova, para resolvê-la com eficiência e de maneira satisfatória tanto para o individuo como para a coletividade. A solução eficiente, constante, requer o...
 2º- Aproveitamento da experiência anterior – Isto quer dizer que o passado não morre. A educação é, também, cumulativa. Os esforços do passado não podem ser perdidos. O aproveitamento da experiência anterior é feito no sentido de tornar mais eficiente a resposta à dificuldade presente, aplicando o comportamento que se revelou útil em experiências anteriores, modificando-o, entretanto, segundo as peculiaridades da nova situação. O aproveitamento da experiência anterior tanto pode ser da coletividade, alheia, quanto do próprio individuo. Aproveitar-se da experiência alheia e de gerações passadas e aproveitar-se de sua própria experiência para resolver situações novas de vida.
 3º- Integração Este aspecto é dos mais importantes, pois diz respeito à inclusão espiritual do individuo na sociedade, não como número, mas como pessoa que compreende o seu meio e os seus habitantes e os quer. Entre ele e os demais membros da comunidade há um lugar-comum em ideais, aspirações e esforços. A integração social, quando se processa, leva o individuo:
1-      A identificar se com as preocupações e as aspirações do seu grupo.
2-      A sentir e querer o que o grupo sente e quer;
3-      A tomar consciência dos problemas de sua comunidade.
4-      A querer assumir responsabilidade dentro do grupo. Isso equivale a querer exercer funções que não sejam meramente lucrativas, mas que representam papel de importância para a vida em comum na sociedade;
5-      A querer, enfim, participar, de maneira responsável, na vida do grupo.
 4º- Continuidade- Este aspecto indica outra finalidade da educação que é a de transmissão da cultura. Caso não houvesse esta continuidade, cada geração teria de iniciar o seu processo de cultura que, todavia, morreria com ela... Graças à continuidade, os elementos validos da experiência das gerações passadas são transmitidos às novas gerações que os utilizam no processamento de suas atividades. É graças à continuidade social que se escreve a historia da humanidade.
  5º- Progresso- O progresso social é outro aspecto dos objetivos da educação e que também lhe ressalta o caráter dinâmico. As gerações novas não recebem, passivamente, o legado cultural das gerações passadas, pelo contrario, depuram-no dos elementos ineficientes e o enriquecem em profundidade e extensão, a fim de serem atendidas as novas expectativas e necessidades sociais, decorrentes das modificações que a sociedade sofre, ininterruptamente, no seu processo de evolução. Temos, então, progresso no sentido de ampliação da herança cultural para atender a novas exigências sociais e se aprofundarem, para torná-las mais eficientes.
  6º-Realidade de cada um- Este aspecto ressalta a necessidade de a educação ajustar-se às peculiaridades do educando, do modo que possa encaminha-lo a ocupar um lugar , na sociedade, que mais se harmonize com as suas possibilidades biopsicológicas. Deste modo se reconhece as diferenças individuais e o respeito às mesmas. A educação não deve empenhar-se em que todos produzam a mesma coisa, mas que produzam o máximo, segundo as suas aptidões e possibilidades de cada um. Só assim poderá a educação empenhar-se na formação da personalidade do educando, levando-o a ser o que é no mais alto grau, tendo em vista o seu aproveitamento social.
  7º- Necessidades individuais e coletivas-  Não se  trata de dar razão ao individualismo ou ao coletivismo. Cabe é ressaltar que nenhuma educação terá valor se não proporcionar satisfação ao individuo e não o harmonizar com a sociedade. Outrossim , carece de sentido a educação que leva à satisfação individual em um sentido egoísta, não tomando em consideração as necessidades coletivas, uma vez que não se pode separar o individuo do seu grupo. Ambos formam um binômio, tão interligados, tão interdependentes, que se pode considerar uma unidade. O problema, pois, é formar o homem e em harmonia com a sociedade ter satisfação pessoal.

Educação: Conceituação
   Educação pode sofre outra conceituação, conservando, no entanto, o espírito da anterior, somente focaliza sob o aspecto o ponto de vista da realidade com que está comprometida a criatura humana, mesmo antes de nascer...
   A conceituação é a seguinte: educação é o processo que tem em mira levar o homem a atingir um estado de maturidade que o capacite a encontra-se com a realidade de maneira consciente e nela agir eficientemente, como cidadão participante e responsável.
   A educação é vista, aqui com ponte de ligação entre o homem e a realidade. O homem é o agente capaz de atuar na realidade. A realidade é o receptáculo e condicionante do homem, e tem de ser compreendida em seu sentido mais lato, físico, social, cultural, incluindo o próprio homem que, em ultima analise, é peça dessa mesma realidade.
   Assim, a educação deve estimular o amadurecimento do homem para uma tomada de consciência da realidade, bem com de suas possibilidades e necessidades de ação sobre a mesma, para que ele seja:
a)      Eficiente, através de adequada preparação profissional;
b)      Participante, através de seu interesse pelos problemas sociais e humanos;
c)      Responsável, através de uma severa compenetração das possíveis conseqüências de seus atos, principalmente com relação aos seus semelhantes.

Educação como auto Superação

BIBLIOGRAFIA: Coleção do E.F : Jakubo. Lelis, Centurión = Matemática na medida certa. (10ed.).

Parte II
São Paulo faz Escola: Proposta Curricular para Ensino de Matemática do E.F.
Orientações Gerais: 6º,8ºe 9º ANOS.
1)    Orientações sobre os conteúdos dos bimestres. (3º bimestre das 6º).
Um diagnostico nas primeiras aulas deve permitir ao professor identificar com clareza o conhecimento numérico de seus alunos. Nessa primeira avaliação de caráter informal, é importante que se verifique se os alunos conseguem resolver problemas que envolvam:
    - as quatro operações com os números naturais;
    - soma e subtração com frações;
    - soma, subtração e multiplicação com números decimais. Eu coloquei a divisão com decimais. ( pág. 10).
Bibliografia de consulta: Alegria de Saber (Matemática 3ª e 4ª series) E.F
Luciana Passos, Albani Fonseca, Marta Chaves.  Editora Scipione (1992).
A Conquista da Matemática Nova (5ª, 6ª, 7ª, e 8ª Anos) E.F.
Giovanni, Castrucci e Giovanni Jr. Editora FTD (1996 e 1998).

2)    Orientações sobre os conteúdos dos bimestres. (4º bimestre da 6º).
Os temas escolhidos para compor o conteúdo disciplinar de cada bimestre não se afastam, de maneira geral, do que é usualmente ensinado nas escolas, ou do que é apresentado pelos livros didáticos. As inovações pretendidas referem-se à forma de abordagem sugerida ao longo do Caderno de cada um dos bimestres. Em tal abordagem, busca-se evidenciar os princípios norteadores do presente currículo, destacando-se a contextualização dos conteúdos, as competências pessoais envolvidas, especialmente as relacionadas com a leitura e a escrita matemática, bem como os elementos culturais internos e externos à matemática.
As oito unidades:
- Polígonos e Poliedros: Geometria dos ângulos, construção geométricas, régua, compasso, esquadro, transferidor.
- Simetria axial (reflexão), rotacional e as translações.
- Polígonos e pavimentação de planos. ( soma dos ângulos de um polígono: Equações do 1º grau ).
- Classificação e montagem de poliedros, no espaço tridimensional. (pág. 10).
Bibliografia de trabalho e consulta: Matemática na medida certa (6º e 7º ANOS).
Jabubo, Lellis, Centurión. Editora Scipione. (2010).

3) Orientações sobre os conteúdos dos bimestres. (3º bimestre dos 8º e 9º).
Os temas escolhidos para compor o conteúdo disciplinar de cada bimestre não se afastam, de maneira geral, do que é usualmente ensinado nas escolas, ou do que é apresentado pelos livros didáticos. As oito unidades:
As oito unidades:
-Frações e números racionais (nºs decimais).   - Decimais finitas e infinitas, dizimas periódicas.
- Fração geratriz, fração irredutível.   - Potencias: definição e contextos.   - Potencias: aplicações praticas..
- Potencias: aplicações praticas e operatórias.  - Potencias e suas propriedades operatórias.
- Potencias e questões de contagem.  (pág. 9).
Bibliografia de consulta: Alegria de Saber (Matemática 3ª e 4ª series) E.F
Luciana Passos, Albani Fonseca, Marta Chaves.  Editora Scipione (1992).
A Conquista da Matemática Nova (5ª, 6ª, 7ª, e 8ª Anos) E.F.
Giovanni, Castrucci e Giovanni Jr. Editora FTD (1996 e 1998).

4) Orientações sobre os conteúdos dos bimestres. (4º bimestre das 8º e 9º).
As oito unidades: (pág. 10).
-Expressões algébricas: equivalência e transformação.   -Expressões algébricas: operações.
-Produtos Notáveis e fatoração: abordagem geométrica.  - Produtos Notáveis e fatoração: abordagem algébrica.
- Produtos Notáveis e fatoração: abordagem geométrica.   – Fatoração e Simplificação de frações algébricas.
- Fatoração e Simplificação de frações algébricas.  - Expressões algébricas: idéias fundamentais da aritmética e da álgebra. Funções e gráficos.
Bibliografia de trabalho e consulta: Matemática na medida certa (6ª e 7ª series).
Jabubo, Lellis, Centurión. Editora Scipione. (2010).

Parte III
Em todos os Cadernos, os conteúdos estão organizados em oito unidades de extensões aproximadamente iguais, que podem corresponder a oito semanas de trabalho letivo. De acordo com o numero de aulas por semana, o professor explorará cada assunto com mais ou menos aprofundamento, ou seja, escolherá uma escala adequada para o tratamento.
-- A critério do professor, em cada situação especifica o tema correspondente a uma das unidades pode ser entendido para mais de uma semana, enquanto o de outra unidade pode ser de modo mais simplificado. (pg.8).
-- As situações de aprendizagem são independentes e podem ser exploradas pelos professores com mais ou menos intensidade, segundo seu interesse e o de sua classe. (pg.8).
-- São apresentados também, em cada Caderno, sempre que possível, materiais disponíveis (textos, softwares, sites, vídeos, entre outros) em sintonia com abordagem proposta, que podem ser utilizados pelo professor para o enriquecimento de suas aulas. (pg.8).
-- Por fim, é importante que se diga que, na medida do possível, o professor devera trabalhar os conteúdos de maneira aplicada e desafiadora, e um bom caminho metodológico para isso é explorar situações-problema com significado e que exijam reflexão critica por parte do aluno. (pg.32).
OBS: Questionamentos levantados pela coordenadora sobre o 3º/4º bimestres (CONTEÚDOS e estratégias) e anotações nos diários de classe do Ensino Fundamental
(6º,8ºe 9º Anos).

 Conclusão:
-- O critério do professor DANIEL CAMILLO, em cada situação especifica o tema correspondente a uma das unidades pode ser entendido, usando o livro Didático como Base para a aprendizagem da leitura e escrita na matemática.
-- O livro (Apostila da SEE/SP) foi utilizado principalmente para leitura individual ou em grupo.
-- As Atividades propostas são motivadoras e envolvem muitas situações do dia-a-dia, levando os alunos a tomar decisões autônomas.
-- A critério do professor, alguns exercícios foram feitos em sala de aula, sala de multimídia, sala de informática Tarefas para casa alguns foram resolvidas com correção em sala.
-- O uso da calculadora, dvds, computadores,sala de multimídia foi motivador e necessário em algumas situações de geometria,funções,frações, potências e radiciação.

SP (Embu), 08/08/2012, 19/08/2012 e 31/08/2012, 05/09/2012.
PROFESSOR DANIEL CAMILLO...

     
Vide o Projeto abaixo:

E.E.IRMÃ IRIA KUNZ 2012.

PROJETO DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS

PROFESSOR DE MATEMÁTICA DANIEL CAMILLO       28/08/2012.

ENSINO FUNDAMENTAL (6A, 8C, 8D, 8E, 9A, 9B, 9C) MANHÃ E TARDE
APLICAÇÕES

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DAS HABILIDADES E COMPETENCIAS BÁSICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA.
QUESITOS BÁSICOS: DIAGNÓSTICO> FOCO PRINCIPAL 6º ANOS.

d)    FRAÇÕES , SEUS CONCEITOS E APLICAÇÕES.
e)    SISTEMA DE MEDIDAS (SI) E NORMAS ABNT.
f)     OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS > ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO, POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO.

  PARTE 1:

RETOMADA DO CONTEÚDO DAS FRAÇÕES COM AULAS DINÂMICAS USANDO MATERIAS DE RECORTE : PAPEL, CARTOLINA, RÉGUA, COMPASSO, ESQUADRO, TRANSFERIDOR, TODO MATERIAL DE DESENHO E GEOMÉTRIA.
* POSSIBILIDADE DOS ALUNOS MEDIREM A QUADRA, MURO, PORTAS, AS DEPENDENCIAS DA ESCOLA. MUITOS NÃO SABEM USAR O METRO, TRENA,FITA MÉTRICA, ETC.

PARTE 2:
USO DOS COMPUTADORES COMO FERRAMENTA VISUAL E DE CONSTRUÇÃO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS, CÁLCULO DE ÁREA, VOLUME, SIMETRIA, TRANSLAÇÃO, ETC.
** USO DO COMPUTADOR COMO UMA FERRAMENTA DE TRABALHO NO FUTURO PROFISSIONAL DO ALUNO.

PARTE3
JUSTIFICATIVA>SOBRE COMPUTADORES: UMA VISÃO GERAL DA INFORMÁTICA

OBJETIVOS GERAIS
Devido ao grande desenvolvimento das comunicações em nossos dias e consequentemente da informática, nos professores necessitamos estar em dia com as novas tecnologias, que não são tão novas assim, mas em nosso país tem surgido como um turbilhão.
Os professores têm freqüentados alguns cursos patrocinados pela Secretária da Educação sobre informática, mas verificamos que muitos ainda não tiveram a possibilidade de ter uma convivência mais constante com o computador e às vezes se sentem deslocados. Por isso ,visando ajudar nossos alunos na execução de trabalhos e pesquisas na internet, propomos essa parte ínfima, transmitindo e passando alguma coisa que conhecemos dos computadores e da informática em geral.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
Conteúdo: Usaremos um método variável, verificando o desenvolvimento dos alunos, mas seguindo uma linha básica, exposta a seguir:

12) Uma visão geral da máquina (computador), mostrando a necessidade de ligar e desligar corretamente, para seu perfeito funcionamento.
13) Mostrar alguns comandos e partes da comunicação entre máquinas em rede.
14) Mostrar o funcionamento do pacote Office (WORD, Excel, Access, PowerPoint).
15) Noções dos Sistemas Operacionais mais utilizados: Microsoft (Sistema Windows XP Home Edition, Profes, WIN 2003 Server, WIN 7, etc.)
16) Explicações sobre uma LAN, WAN, INTERNET, INTRANET, EXTRANET.
17) Componentes e configurações de hardware.
18) Os diversos Softwares (Programas para varias aplicações).
19) Visão geral da instalação de um sistema operacional Fechado (XP ou Prof.)
20) Visão geral da instalação de um programa antivírus.
21) Visão geral conceitos de armazenamento (HD, disquete, CD-ROM, Pen drive,etc.).
22) Pesquisa na Internet.
ALGUMAS SUGESTÕES: TRABALHAR COM ALUNOS

TODAS AS DISCIPLINAS

0) Orientar os alunos como ligar/desligar a máquina corretamente. (sala de INFORMÁTICA).
4)    Visão geral da máquina (fazer um breve turismo).
5)    Mostrar os ícones principais: Meu Computador, Meus Documentos, Painel de Controle, Lixeira, Menu, Iniciar , etc.
6)    Mostrar alguns programas e suas funções:

WORD

a)    Primeiro Documento: Fazer uma carta, uma redação, frases diversas, etc., para treinar as teclas, explicando o seu funcionamento e os cuidados.
b)    Alguns exercícios de ortografia, usando as ferramentas do Word.
c)    Como fazer um currículo, uma carta comercial, uma poesia, etc.
d)    Como colocar uma tabela no Word.
e)    Treinar digitação.

Excel

f)     Aula1: Como fazer uma tabela (exemplo: relação dos alunos da sala).
ACADEMIA DE ESPORTES IRMÃ IRIA KUNZ
CONTROLE DE ALUNOS






NOME
MATRÍCULA
ADMISSÃO
CURSO
MENSALIDADE

JANE SILVA
12
24/07/2012
Musculação
R$ 25,00

NELSON DIAS BASSITH
14
06/07/2012
Natação
R$ 20,00

SÉRGIO COSTA
15
26/07/2012
Natação
R$ 20,00

ALEXANDRE PEREIRA
17
03/08/2012
Musculação
R$ 25,00

JOSÉ DE OLIVEIRA
22
05/07/2012
Artes Marciais
R$ 20,00

PEDRO ANTUNES SPOSITO
24
15/07/2012
Dança Moderna
R$ 25,00

MARIA CARLA FREITAS
45
06/07/2012
Dança Moderna
R$ 25,00

TERESA DOS SANTOS
54
16/07/2012
Natação
R$ 20,00

LUZIA GOMES BERTINI
63
13/07/2012
Dança Moderna
R$ 20,00

JOÃO DA SILVA E SOUZA
110
21/06/2012
Artes Marciais
R$ 20,00

CARLOS LOPES KUNZ
125
03/07/2012
Musculação
R$ 20,0







A TABELA ACIMA É PARA EFEITO DE EXEMPLO. Obs.: Importante fazer em sala antes com os alunos na lousa.

g)    Podem-se inventar vários tipos de tabelas. (Roupas, carros, futebol,etc.).
h)   Mostrar aos alunos como inserir gráficos no Excel. Esta parte é mais para o professor de Matemática e Geografia, mas todos podem trabalhar.
i)     Explicar alguns conceitos de célula, linha, coluna, copiar, formatar, inserir, etc.
j)      Salvar, Salvar como, etc.

WINPLOT.
h)   Fazer figuras geométricas no Winplot.
i)     Uso de funções do primeiro grau, segundo grau, etc.
j)      Fazer cálculos de área e volume das figuras.
k)    Despertar a necessidade de atenção e raciocínio lógico na execução das tarefas.
l)     Mostrar o sistema cartesiano como um todo.
m)  Fazer gráficos usando o Winplot.
n)   Geogebra, Graphimatic e outros.

SP (Embu), 05/09/2012.  PROFESSOR DANIEL CAMILLO.