MATEMÁTICA PROF. DANIEL
NOME:
Nº.: ANO:
1) Um triângulo pode ser classificado de dois modos: Em
relação aos lados. Nas figuras abaixo temos 3 triângulos (T1;T2;T3)
respectivamente. Quais são os seus nomes?
A) Isósceles, escaleno, eqüilátero. B) Escaleno, isósceles, eqüilátero.
C) Acutângulo, retângulo, isósceles. D) Obtusângulo, retângulo, acutângulo.
E) Eqüilátero, isósceles, escaleno.
2) No triângulo Isósceles, temos que o ângulo formado
pelos lados congruentes é chamado de ângulo do vértice; o lado oposto ao ângulo
do vértice chama-se base e os outros dois ângulos do triângulo são os ângulos
da base. Sabendo que o ângulo  vale 70º, quanto vale os outros ângulos?
A) 30º e 80º
B) 50º e 60º C) 55º e 55º D) 40º e 70º E) 20º e 90º.
3) No triângulo Eqüilátero:
os três lados são congruentes. Qual é o valor dos ângulos internos do triângulo
(ά= alfa, β=beta, γ=gama)?
A) 30º, 60º, 90º.
B)
45º, 45º, 90º C) 70º, 70º,
40º D) 60º, 60º, 60º. E) 55º,
55º, 70º.
4) No triângulo Escaleno: não existem lados congruentes. Sabendo que o ângulo Â
vale 90º, quais são os possíveis ângulos da seqüência abaixo no triângulo vale (β=
beta, γ=gama) os outros ângulos?
A) 30º e 60º
B) 50º e 60º C) 55º e 55º D)
40º e 70º E) 20º e 80º.
5) Em relação aos ângulos, os triângulos podem ser:
Acutângulo, Retângulo, Obtusângulo, (T1, T2, T3).
Quais das seqüências abaixo representam as figuras dos
triângulos?
A)
Acutângulo,
Retângulo, Obtusângulo. B) Retângulo,
Obtusângulo, Acutângulo.
C)
Retângulo, Acutângulo,
Obtusângulo D)
Obtusângulo, Acutângulo, Retângulo.
E)
Acutângulo,
Obtusângulo, Retângulo.
6) No triângulo Acutângulo todos os ângulos são agudos, isto quer dizer que:?
A) Seus ângulos são maiores que
90º.
B) Tem um ângulo igual a 90º.
C) A soma de seus ângulos
internos são 180º e os ângulos são menores que 90º.
D) Tem um ângulo maior que 90º.
E) A soma de seus ângulos
internos são 180º e tem um ângulo que vale 90º.
7) Sejam r e s duas retas
paralelas. Uma reta t intercepta as retas r e s, chamada de transversal.
Sabendo que o ângulo â = 60º, quais são os valores dos ângulos respectivamente b,
c, d, e, f, g, h?
A) 60, 120, 60, 120, 60, 120, 60. B) 120, 60, 120, 120, 60, 60,
120.
C) 80, 100, 120, 140, 160, 180,200. D)
120, 60, 120, 60, 120, 60,120.
E) 40, 60, 80, 100, 120, 140,160.
8)Um feixe de retas paralelas a, b, c são cortadas por duas
transversais s e t. Sabendo que o segmento AB= 10 cm e BC= 30 cm. O segmento
B’C’= 45 cm, qual é o valor do A’B’ ?
A) 12 cm
B) 13 cm C) 14 cm D) 20 cm E ) 15 cm.
9) No triângulo retângulo abaixo temos as seguintes medidas
dos catetos: c = 6 cm e b = 8 cm. Qual é o valor da hipotenusa?
A) 12 cm
B) 13 cm C) 14 cm D) 10 cm E )
15 cm.
10) Complete a frase abaixo: A Hipotenusa em um triângulo
retângulo é sempre _______________lado.
A) menor B)
igual C) cateto D) maior E) oposto.
11) Calcule o: m.m.c. (9, 12,
15).por fatoração:
12) Foram os Hindus os criadores da representação mais
útil de todas. Usando dez símbolos, hoje
representados por 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 e algumas
regras, inventaram um modo prático e eficiente de representar os números, que
usamos até hoje.
Escreva por extenso os números:
a)
20.763
b)
1.467.300
c)
14.770.435
d)
245.000.000.000
13) Passar um número do sistema de base b, para o
sistema decimal
75 = (203)6 Observe que:
- Para formar o número, usamos os restos e o último
quociente obtido.
- A leitura é feita da direita para a esquerda.
75 / 6
3 12 6
0 2
14) Qual é o nome das figuras abaixo:
15) Qual é o nome das figuras abaixo:
16) Na tabela abaixo está alguns símbolos matemáticos.
Responda qual é o símbolo da coluna 1 e linha 6, escreva ele e sua
representação.
~
|
Não
|
^
|
e
|
v
|
ou
|
|
se… então
|
|
se e somente se
|
|
|
tal que
|
|
implica
|
|
equivalente
|
Э
|
existe
|
Э |
|
existe um e somente um
|
V
|
qualquer que seja
|
17) Um número natural n é primo, se ele tiver apenas dois
divisores. Responda quem são esses números?
18) Um número
natural n é composto, se n for diferente de 0 e possuir mais de dois divisores.
Observe que de
acordo com essa definição, os números 0 e 1 não são primos nem compostos.
Os números
primos formam a sucessão 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23,...
Complete a
sequencia dos números primos até 55.
19) Decomponha
o número dado em fatores primos. 60 (fatoração).
20) Chama-se
fração todo número representado pelo símbolo a/b , onde a e b são números
inteiros e b é diferente de 0 (zero).
Quais são os tipos de frações ?
21) Quem é o
numerador ? O que significa ?
22) Quem é o
denominador ? O que significa ?
23) Medir uma
grandeza é compará-la com outra da mesma espécie, chamada unidade. Como se
chama o sistema de medidas usado no Brasil?
24) O que é o
quilograma ( Kg ), qual grandeza mede ?
25) Sabendo que a Argentina tem o segundo maior
território da América do Sul, com uma população de aproximadamente 42 milhões
de habitantes. E sendo 1/3 dos argentinos são de origem européia, isso
corresponde à ?
a) 21 milhões
b) 14 milhões c) 30
milhões d) 25 milhões e) 15 milhões.
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