A qualidade do Ensino no Brasil ( SP) não é boa .
A massificação do ensino é coisa bastante recente, tanto no Brasil como em outros países. Até a Segunda Guerra, só uma minoria ia à escola e essa minoria vinha de lares de padrão econômico e cultural muito alto.No Brasil, apesar de sua precária democratização do acesso ao ensino, a explosão da demanda de vagas na escola já é uma preocupação das autoridades. Uma primeira consequência desta massificação é a dificuldade de se conseguir professores habilitados, especialmente na área das ciências exatas. Contudo, nossa preocupação é com outra faceta da massificação. Ela vem fazendo que cheguem à escola alunos e professores cada vez menos capazes e com cada vez menor interesse acadêmico. Com eles, os métodos e padrões clássicos de ensino não mais funcionam. Examinemos isso usando o gráfico abaixo, o qual compara a evolução do desempenho dos alunos com o aumento nos gastos com ensino:
A massificação do ensino é coisa bastante recente, tanto no Brasil como em outros países. Até a Segunda Guerra, só uma minoria ia à escola e essa minoria vinha de lares de padrão econômico e cultural muito alto.No Brasil, apesar de sua precária democratização do acesso ao ensino, a explosão da demanda de vagas na escola já é uma preocupação das autoridades. Uma primeira consequência desta massificação é a dificuldade de se conseguir professores habilitados, especialmente na área das ciências exatas. Contudo, nossa preocupação é com outra faceta da massificação. Ela vem fazendo que cheguem à escola alunos e professores cada vez menos capazes e com cada vez menor interesse acadêmico. Com eles, os métodos e padrões clássicos de ensino não mais funcionam. Examinemos isso usando o gráfico abaixo, o qual compara a evolução do desempenho dos alunos com o aumento nos gastos com ensino:
São também enormes as pressões de cunho social e político, como a da aprovação
praticamente automática, justificada com argumentos tipo "para não traumatizar
o aluno" mas que, em verdade, são endossadas pelas autoridades para
que produzam estatísticas que mascarem a real falta de democracia de nossa
sociedade.
Temos que fazer provas cada vez mais açucaradas e tipo teste, pois os alunos não conseguem escrever , pensar e resolver provas dissertativas.
Porque de tudo isso ?Aqui no Brasil, se examinarmos as provas do ENEM, é fácil ver que embora o construtivismo, feminismo e ambientalismo já apareçam claramente nas diversas disciplinas do Ensino Médio, o multiculturalismo parece ainda limitar sua ação à História e tem uma penetração forte nas escolas públicas de governos municipais e estaduais de partidos de centro-esquerda (divulgado pela Secretária de Educação deste estado e que consiste numa muito clara prova do uso de um culturalismo de quinta categoria para ganhar poder político ). Além disso, ao contrário do multiculturalismo enfatiza , essa Avaliação brasileira enfatiza mais a matemática dos pobres , dos excluídos, dos periferias ( meninos de rua, sem terra, etc ).
Mas e a preparação para a vida , trabalho, superação e o desenvolvimento pessoal e social ? Onde fica ?As idéias de que alunos são biologicamente superiores ou inferiores aos alunos da escola passada, ou que renda familiar e nivel social tenham influência no conhecimento é muito relativo, superar as dificuldades e barreiras nossas proprias e do mundo é condição da vida.
Estudos da "pedagogia moderna" e de "modernos cientistas" é atraente aos professores dessas escolas, principalmente para aqueles que não tem formação científica adequada para julgar essas afirmações, sobre fazer avaliações aguadas, para mascarar e maquiar a aprendizagem.
Contudo, os meios não devem ser justificados pelos fins. Ensinar pseudociência, independentemente da razão, só fará diminuir a possibilidade desses alunos terem sucesso no mundo real.
SOBRE A M ATEMATICA:1). O professor de Matemática deve ensinar matemática
A chave do sucesso não se limita em tornar o ensino agradável e interessante: o sucesso em Matemática continua exigindo trabalho árduo.
O professor de matemática que desvia seu foco da Matemática para atividades e projetos que visam apenas ao entretenimento e não ao aprendizado de matemática faz um desserviço. Similarmente, pular entre tópicos desconexos não passa de uma infeliz tentativa de despertar interesse.
2).- Admita que Aritmética e Algebra são os
temas básicos das primeiras séries
Aritmética e Algebra continuarão a ser um entrave para muitos estudantes. Em vez de fugir desses importantes assuntos, os professores devem aumentar sua atenção e ênfase sobre os mesmos. 3).- Inclua cálculos algébricos, abstrações e exercícios práticos.
Nem todos os conteúdos matemáticos devem estar associados à aplicações. Mesmo quando o objetivo final seja aplicações no mundo real, a aquisição de desenvoltura matemática e de conhecimento frequentemente requerem o estudo de material abstrato. 4).- Reintroduza a ênfase em demonstrações matemáticas
O abandono das demonstrações e a abordagem informal da Matemática tem sido prejudiciais ao desenvolvimento da capacidade de se raciocinar matematicamente. O desenvolvimento gradual da lógica formal e da capacidade de demonstrar devem começar mais cedo e serem mais enfatizadas. 5).- Enfatize que algoritmos devem ser ensinados, entendidos e usados A Tecnologia avança vertiginosamente e isso torna impossível a avaliação de seu impacto na educação.algoritmos e operações não são um mal a evitar. Muito ao contrário, são técnicas a serem ensinadas e entendidas e então usadas para o processamento da informação e como uma base para estudos posteriores.
6).- Calculadoras e computadores devem ser usados comedidamente. Todo aluno deve ser capaz de usar lápis e papel para multiplicar e dividir já ao final da quarta série. A introdução de calculadoras deve ser feita só a partir da sexta série e deve ser abolido o seu uso em exames de final de primário.
Aritmética e Algebra continuarão a ser um entrave para muitos estudantes. Em vez de fugir desses importantes assuntos, os professores devem aumentar sua atenção e ênfase sobre os mesmos. 3).- Inclua cálculos algébricos, abstrações e exercícios práticos.
Nem todos os conteúdos matemáticos devem estar associados à aplicações. Mesmo quando o objetivo final seja aplicações no mundo real, a aquisição de desenvoltura matemática e de conhecimento frequentemente requerem o estudo de material abstrato. 4).- Reintroduza a ênfase em demonstrações matemáticas
O abandono das demonstrações e a abordagem informal da Matemática tem sido prejudiciais ao desenvolvimento da capacidade de se raciocinar matematicamente. O desenvolvimento gradual da lógica formal e da capacidade de demonstrar devem começar mais cedo e serem mais enfatizadas. 5).- Enfatize que algoritmos devem ser ensinados, entendidos e usados A Tecnologia avança vertiginosamente e isso torna impossível a avaliação de seu impacto na educação.algoritmos e operações não são um mal a evitar. Muito ao contrário, são técnicas a serem ensinadas e entendidas e então usadas para o processamento da informação e como uma base para estudos posteriores.
6).- Calculadoras e computadores devem ser usados comedidamente. Todo aluno deve ser capaz de usar lápis e papel para multiplicar e dividir já ao final da quarta série. A introdução de calculadoras deve ser feita só a partir da sexta série e deve ser abolido o seu uso em exames de final de primário.
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