DANIEL 2

DANIEL 2
Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque são dele a sabedoria e a força. Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos. Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.

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sexta-feira, 31 de maio de 2013

O PROFESSOR DE MATEMÁTICA 1

                       O profissional em Educação Matemática 

 

Adaptado de Sérgio Lorenzato & Dario Fiorentini, 2001 (Preprint) 

 

O educador matemático é aquele que concebe a Matemática como um meio: ele educa 

através da Matemática. Tem por objetivo a formação do cidadão e, devido a isso, questiona qual a 

Matemática e qual o ensino são adequados e relevantes para essa formação. Suas atividades se 

desenvolvem nas escolas de ensino fundamental e médio, nas Secretarias de Educação e nos 

centros de formação de professores. É o educador matemático um profissional responsável pela 

formação educacional e social de crianças, jovens e adultos, dos professores de matemática (de 

nível fundamental e médio) e também pela formação dos formadores de professores. Suas 

pesquisas são realizadas, utilizando-se essencialmente fundamentação teórica e métodos das 

Ciências Sociais e Humanas.

O surgimento da Educação Matemática enquanto campo profissional e científico 

 Tomando por base o estudo de Kilpatrick (1992), poderíamos destacar pelo menos três 

determinantes para o surgimento da Educação Matemática enquanto campo profissional e 

científico. O primeiro é atribuído à preocupação dos próprios matemáticos e de professores de 

Matemática sobre a qualidade da divulgação e socialização das ideias matemáticas às novas 

gerações. Essa preocupação dizia respeito tanto à melhoria de suas aulas quanto à atualização e 

modernização do currículo escolar da Matemática. De acordo com Schubring (1999) a 

Matemática  foi a primeira das disciplinas escolares a deflagrar um movimento internacional de 

reformulação curricular. Este movimento aconteceu a partir da Alemanha, no início do século 

XX, sob a liderança do matemático Felix Klein. 

O segundo fato é atribuído à iniciativa das universidades européias, no final do século 

XIX, em promover formalmente a formação de professores secundários. Isso contribuiu para o 

surgimento de especialistas universitários em ensino de Matemática. 

O terceiro fato diz respeito aos estudos experimentais real.

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