DIAGNOSTICO DOS 6º ANOS FOI FRAÇÃO, CONCEITOS E APLICAÇÃO.
E.E. IRMÃ IRIA KUNZ
PROJETO DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS
PROFESSOR DE MATEMÁTICA DANIEL
CAMILLO
ENSINO FUNDAMENTAL (6 ANOS e 8 ANOS) MANHÃ E TARDE
APLICAÇÕES
PROJETO DE RECUPERAÇÃO DAS HABILIDADES E COMPETENCIAS
BÁSICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA.
QUESITOS BÁSICOS: DIAGNÓSTICO> FOCO PRICIPAL 6º ANOS.
a) FRAÇÕES , SEUS CONCEITOS E APLICAÇÕES.
b) SISTEMA DE MEDIDAS (SI) E NORMAS ABNT.
c) OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS > ADIÇÃO,
SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO, POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO.
PARTE 1: RETOMADA DO CONTEÚDO DAS FRAÇÕES COM AULAS DINÂMICAS USANDO MATERIAS DE RECORTE: PAPEL, CARTOLINA, RÉGUA, COMPASSO, ESQUADRO, TRANSFERIDOR, TODO MATERIAL DE DESENHO E GEOMÉTRIA.
* POSSIBILIDADE DOS ALUNOS MEDIREM A QUADRA, MURO, PORTAS, AS
DEPENDENCIAS DA ESCOLA. MUITOS NÃO SABEM USAR O METRO, TRENA, FITA MÉTRICA,
ETC.
PATRE 2:USO DOS COMPUTADORES COMO FERRAMENTA VISUAL E DE
CONSTRUÇÃO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS, CÁLCULO DE ÁREA, VOLUME, SIMETRIA,
TRANSLAÇÃO, ETC.
** USO DO COMPUTADOR COMO UMA FERRAMENTA DE TRABALHO NO FUTURO
PROFISSIONAL DO ALUNO.
PARTE3: JUSTIFICATIVA>SOBRE COMPUTADORES: UMA VISÃO GERAL DA
INFORMÁTICA
OBJETIVOS GERAIS
Devido ao grande desenvolvimento das comunicações em nossos dias e
consequentemente da informática, nos professores necessitamos estar em dia com
as novas tecnologias, que não são tão novas assim, mas em nosso país tem
surgido como um turbilhão.
Os professores têm freqüentados alguns cursos patrocinados pela
Secretária da Educação sobre informática, mas verificamos que muitos ainda não
tiveram a possibilidade de ter uma convivência mais constante com o computador
e às vezes se sentem deslocados. Por isso, visando ajudar nossos alunos na
execução de trabalhos e pesquisas na internet, propomos essa parte ínfima,
transmitindo e passando alguma coisa que conhecemos dos computadores e da
informática em geral.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Conteúdo: Usaremos um método variável, verificando o
desenvolvimento dos alunos, mas seguindo uma linha básica, exposta a seguir:
1) Uma visão geral da máquina
(computador), mostrando a necessidade de ligar e desligar corretamente, para
seu perfeito funcionamento.
2) Mostrar alguns comandos e partes da
comunicação entre máquinas em rede.
3) Mostrar o funcionamento do pacote
Office (WORD, Excel, Access, PowerPoint).
4) Noções dos Sistemas Operacionais mais
utilizados: Microsoft (Sistema Windows XP Home Edition, Profes, WIN 2003
Server, WIN 7, etc.)
5) Explicações sobre uma LAN, WAN,
INTERNET, INTRANET, EXTRANET.
6) Componentes e configurações de
hardware.
7) Os diversos Softwares (Programas para
varias aplicações).
8) Visão geral da instalação de um sistema
operacional Fechado (XP ou Prof.)
9) Visão geral da instalação de um
programa antivírus.
10) Visão geral conceitos de armazenamento (HD, disquete, CD-ROM,
Pen drive,etc.).
11) Pesquisa na Internet.
ALGUMAS SUGESTÕES: TRABALHAR COM ALUNOS
TODAS AS DISCIPLINAS
0) Orientar os alunos como ligar/desligar a máquina corretamente.
(sala de INFORMÁTICA).
1) Visão geral da máquina (fazer um breve
turismo).
2) Mostrar os ícones principais: Meu
Computador, Meus Documentos, Painel de Controle, Lixeira, Menu, Iniciar ,
etc...
3) Mostrar alguns programas e suas
funções:
WORD
a) Primeiro Documento: Fazer uma
carta, uma redação, frases diversas, etc., para treinar as teclas, explicando o
seu funcionamento e os cuidados.
b) Alguns exercícios de ortografia, usando
as ferramentas do Word.
c) Como fazer um currículo, uma
carta comercial, uma poesia, etc.
d) Como colocar uma tabela no Word.
e) Treinar digitação.
Excel: Começava-se assim, a adoção sistemática do centro de
computação, como alternativa mais pragmática de atender às novas demandas,
sociais e profissionais, por informação especializada, sinalizando a existência
de um movimento renovador no campo da ciência da matemática e da informação,
que promete mudar as condições de ensino e desenvolvimento da pesquisa em
matemática e outras áreas.
O projeto também visa mapear as condições de conhecimento de cada
aluno do ensino fundamental nos conhecimento da matemática e também da
informática, serão investido horas no laboratório de informática, montado e desmontado,
criando ou reformulando, como ocorreu com as novas tabelas e gráficos,
principalmente no excel e no winplot, linhas de pesquisa e de trabalho que
estavam sendo organizadas e estruturadas para História da Ciência, a Preservação
do Patrimônio Cultural e Social escolar e o Centro de Informática.
Aula1:
Como fazer uma tabela
(exemplo: relação dos alunos da sala).
ACADEMIA DE ESPORTES IRMÃ
IRIA KUNZ
|
|||||
CONTROLE DE ALUNOS
|
|||||
|
|
|
|
|
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
ADMISSÃO
|
CURSO
|
MENSALIDADE
|
|
JANE SILVA
|
12
|
24/07/2012
|
Musculação
|
R$ 25,00
|
|
NELSON DIAS BASSITH
|
14
|
06/07/2012
|
Natação
|
R$ 20,00
|
|
SÉRGIO COSTA
|
15
|
26/07/2012
|
Natação
|
R$ 20,00
|
|
ALEXANDRE PEREIRA
|
17
|
03/08/2012
|
Musculação
|
R$ 25,00
|
|
JOSÉ DE OLIVEIRA
|
22
|
05/07/2012
|
Artes Marciais
|
R$ 20,00
|
|
PEDRO NUNES SPOSITO
|
24
|
15/07/2012
|
Dança
|
R$ 25,00
|
|
MARIA CARLA FREITAS
|
45
|
06/07/2012
|
Dança
|
R$ 25,00
|
|
TERESA DOS SANTOS
|
54
|
16/07/2012
|
Natação
|
R$ 20,00
|
|
LUZIA GOMES BERTINI
|
63
|
13/07/2012
|
Dança
|
R$ 20,00
|
|
JOÃO DA SILVA E SOUZA
|
110
|
21/06/2012
|
Artes Marciais
|
R$ 20,00
|
|
CARLOS LOPES KUNZ
|
125
|
03/07/2012
|
Musculação
|
R$ 20,0
|
|
|
|
|
|
|
|
A TABELA ACIMA É PARA EFEITO DE EXEMPLO. Obs.: Importante fazer em
sala antes com os alunos na lousa.
v
Podem-se
inventar vários tipos de tabelas. (Roupas, carros, futebol, etc.).
v
Mostrar
aos alunos como inserir gráficos no Excel.
v
Esta
parte é mais para o professor de Matemática, Geografia e outros.
v
Explicar
alguns conceitos de célula, linha, coluna, copiar, formatar, inserir, etc.
v
Salvar,
Salvar como, etc.
v
,
Graphimatic e outros WINPLOT.
v
Fazer
figuras geométricas no Winplot.
v
Uso
de funções do primeiro grau, segundo grau, etc.
v
Fazer
cálculos de área e volume das figuras.
v
Despertar
a necessidade de atenção e raciocínio lógico na execução das tarefas.
v
Mostrar
o sistema cartesiano como um todo.
v
Fazer
gráficos usando o Winplot, Geogebra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário